Na onda do turismo ecológico, Desafio Rota da Baleia terá edição com número recorde de atletas
Correr por 23 praias, cerca de 10 costões e, ainda, avistar baleias-francas no mar durante os diferentes percursos do Desafio Rota da Baleia 2025. O turismo ecológico é crescente em todo o mundo e reflete também na corrida de trilha pelas belezas naturais das cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba, no Sul de Santa Catarina. O evento esportivo está marcado para 13 de setembro e tem 500 participantes já confirmados. Faltando cerca de 2 meses para as largadas das corridas de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km, o número de inscritos iguala o total da edição do ano passado.
As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pela página oficial do evento no site da On Sports, organizadora do Desafio Rota da Baleia 2025. O percurso de 80 km, que também pode ser feito em duplas, quartetos e octetos, começa na histórica cidade de Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e tem a linha de chegada em Garopaba. As provas de 42 km, 21 km e 8 km são individuais.
No ano passado foram 500 atletas ao todo. Este é o mesmo número de participantes confirmados até agora. Por isso, o Desafio Rota da Baleia 2025 será a maior edição de sua história. O evento une a corrida com turismo ecológico, em paisagens deslumbrantes à beira do mar e com avistagem de baleias-francas, no período de pico dos animais nos mares do Sul de Santa Catarina. Uma combinação que atrai não apenas corredores de todas as regiões brasileiras. Em 13 de setembro, um grupo com mais de 40 atletas do Uruguai também estarão em ação nos percursos entre Laguna, Imbituba e Garopaba.
“Desde a primeira edição, a prova tem o espetáculo das baleias durante as corridas. É um atrativo natural e que tem conquistado os atletas a cada ano, juntamente com a alta do turismo ecológico. Prova disso é a participação do grupo de uruguaios que virão ao Sul de Santa Catarina, em que o evento é o principal ponto do roteiro deles. Além disso, temos uma parcela significativa de participantes de outros estados brasileiros, com quantidade expressiva de atletas que estarão pela primeira vez na região”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.
O Desafio Rota da Baleia homenageia as principais visitantes do litoral do Sul de Santa Catarina do início do segundo semestre. Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, a corrida de 80 km passa por 23 praias e por pelo menos 10 costões, com trilhas de mata atlântica próximas ao mar. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.
Entre as novidades da edição deste ano do Desafio Rota da Baleia está a corrida de 42 km. Realizada com 40 km nos anos anteriores, ganhou dois quilômetros para que tenha a distância de maratona. A largada continua na Praia da Vila, em Imbituba. Outra nova atração é a corrida de menor distância. Os 8 km serão inteiros pelas areias da Praia do Centro, em Garopaba. Já a corrida de 21 km começa na Praia do Rosa, em Imbituba. A Praia do Rosa é a única representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, constituído por apenas 30 enseadas de todo o planeta. Em todas as distâncias, a chegada será no Camping Lagoamar, na Praia do Centro de Garopaba, onde estará montada a arena do evento.
O Desafio Rota da Baleia tem apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.