Com recorde de atletas, Desafio Rota da Baleia 2025 consagra novos campeões: Luciane de Medeiros e Felipe Costa da Silva

O Desafio Rota da Baleia 2025 superou todas as expectativas ao reunir um número recorde de mil atletas de todas as regiões do Brasil e de outros países, como Argentina, Itália e Uruguai. O evento, realizado no último sábado (13), consolidou-se como um dos maiores e mais belos do calendário de trail run (corrida em trilha) nacional. Foi dia perfeito para os corredores enfrentarem os percursos de de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km por Laguna, Imbituba e Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina. Os grandes destaques foram Luciane de Medeiros e Felipe Costa da Silva, campeões da prova individual dos 80 km por 23 praias e mais de 10 costões.

Além das provas individuais nas quatro distâncias, foram realizadas corridas de revezamento, com os 80 km em duplas, quartetos e octetos. Além de percursos desafiadores e de paisagens de tirar o fôlego, outro atrativo neste sábado (13) foi a avistagem de baleias-francas, em alta temporada na costa do litoral sul catarinense. Elas apareceram em grande número no mar em frente à linha de chegada, na arena montada no Camping Lagoamar, na beira da Praia do Centro, em Garopaba.

“Estamos muito contentes com a repercussão e o crescimento do evento. Neste ano, dobramos o número de participantes em relação à edição anterior e, ainda, consolidamos o evento no calendário das grandes provas de trail run do Brasil. Tudo isso com uma experiência ao atleta que uniu o esporte com a natureza e as belas únicas da região sul de Santa Catarina”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento.

Sábado de superação e belezas naturais

A primeira largada do Desafio Rota da Baleia 2025 aconteceu ainda sob o céu escuro. Às 5h deste sábado (13) começou a prova para os atletas que encararam os 80 km individuais, a partir dos Molhes da Barra, em Laguna. No local, até às 6h, largaram também as corridas de revezamento de duplas, quartetos e octetos.

Os atletas encararam trechos de praias, com areias firmes ou fofas, trilhas em costões e também dunas. O percurso total foi dividido em nove postos de controle, com o revezamento de corredores nas modalidades por equipes. A distância entre os postos variou entre 3,4 km e 13 km. Em Laguna, a partir dos Molhes da Barra, os atletas percorreram as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entraram no território de Imbituba. Foram mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba passou por mais cinco praias até a linha de chegada, no Camping Lagoamar, já na Praia do Centro.

Quem primeiro encontrou a faixa no pórtico de chegada foi a dupla de Garopaba (SC) formada por Adriano Vieira e Bruno Jeremias, campeões na categoria por equipes nos 80 km em revezamento para dois atletas, repetindo o feito do ano passado. “Para mim a maior dificuldade, em comparação ao ano passado, foram as praias. A maré avançou bastante e, quando recuava, a faixa de areia que ficava era muito fofa, o que exigiu mais do atleta. Mas é isso, cada ano é um ano, sempre com desafios”, afirmou Adriano Vieira.

O primeiro atleta da categoria individual a cruzar a linha de chegada foi Felipe Costa da Silva, de Tubarão (SC). Ele superou os 80 km em 6h52m37 para ser o campeão da prova pela quarta vez. Já a primeira entre as mulheres foi Luciane de Medeiros, também de Tubarão. Ela chegou à arena do evento após 8h30m03 de prova. Luciane foi recebida pelo campeão da prova, seu marido, e os dois filhos do casal, João Antônio e Luz Miguel.

“Já corri a prova por equipes e nos últimos anos não pude participar por diferentes motivos, inclusive a gravidez do Luiz Miguel. Eu sempre tive o sonho de participar do Desafio Rota da Baleia nos 80 km solo e nesta edição pude me preparar. A prova, ao mesmo tempo em que é dura, é maravilhosa. A cada quilômetro você é presenteado com visuais incríveis. Vi baleias, consegui avistar três delas! E quando você chega em topo de morro, olha para o lado e vê aquela paisagem. É simplesmente lindo, uma experiência única”, comemorou a campeã da prova.

“Essa é a quarta vez que eu corro e é a quarta vez que ela se apresenta de forma diferente. É diferente por causa do vento, da maré, da areia, das Então, todo ano é um desafio novo. A gente tem que correr com respeito, com cautela. E esse ano não foi diferente: achei a prova mais difícil. Vim vencendo quilômetro a quilômetro, Consegui completar com saúde, que é a melhor coisa que tem, ainda mais com meus filhos aqui comigo na linha de chegada”, celebrou o campeão Felipe Costa da Silva.

A esta altura, algumas equipes do revezamento de 80 km começavam a concluir o desafio, diante de um bom público que marcou presença na arena no Camping Lagoamar. Mais tarde, se juntaram os primeiros colocados das provas de outras distâncias, individuais. A corrida de 42 km, individual, começou às 10h30 de sábado (13), com largada no Canto da Praia da Vila, em Imbituba. O primeiro atleta dos 42 km a cruzar a linha de chegada foi Leonardo Maciel, que superou o percurso em 4h12m13. Já a vencedora na prova feminina foi Juliana de Souza, com 4h48m50 no cronômetro.

A corrida de 21 km, com 35% do total de inscritos, começou às 13h deste sábado (13) na Praia do Rosa, no Canto Sul da famosa praia de Imbituba. Os vencedores foram Kauã Fermino e Mariana Scarpelli com os tempos de 1h40m57 e 2h10m39, respectivamente. Novidade da edição deste ano, a prova de 8 km, inteira pelas areias da Praia Central de Garopaba, teve largada às 15h e consagrou Liddia Wolff e Luan Rodrigues, que foram os mais rápidos na distância e conquistaram o lugar mais alto do pódio. O sábado de superação no Desafio Rota da Baleia 2025 foi finalizado com a Corrida Kids, realizada no fim de tarde, na arena do evento.

O Desafio Rota da Baleia 2025 teve apoio de Ada Nutracêuticos, Tesba, Baly, Baly Hidrate, Rocha Alimentos e Chocolate Benevento, apoio de Instituto Australis, Projeto Gaia Village, Hiper FM, Elisabete Seguros e Mormaii, e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba e da Prefeitura de Garopaba. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.

Campeões do Desafio Rota da Baleia 2025

80K Solo Feminino: Luciane de Medeiros, Tubarão (SC), 8:30:03

80K Solo Masculino: Felipe Costa da Silva, Tubarão (SC), 6:52:37

80K Dupla Feminina: Débora Cristina de Vargas e Denise Graziela de Vargas, Garopaba (SC), 8:05:50

80K Dupla Masculina: Adriano Vieira e Bruno Jeremias, Garopaba (SC), 6:13:58

80K Dupla Mista: José Carlos Ostermann e Carolina Ostermann, Garopaba (SC), 9:25:15

80K Quarteto Feminino: Luciane Perdona, Taiane de Souza, Shayana Willemann e Giovana Cardoso, São Martinho (SC), 8:07:59

80K Quarteto Masculino: Douglas Francisco, Max de Lima, Eduardo de Amorim e Sidney Espíndola, Garopaba (SC), 6:21:50

80K Quarteto Misto: Cristiane Seberino, Paulo Henrique Morona, Rauan de Carvalho e Katrina Dajori, Criciúma (SC), 7:40:26

80K Octeto Aberto: Luidi Mafra, Kayo Eiras, Massias Saraintaris, Jeferson Luz, Graziela Pinheiro, Maurilia Miguel, Israel Mafra e Giliard Pinheiro, Bombinhas (SC), 6:55:50

42K Feminino: Juliana de Souza, Joinville (SC), 4:48:50

42K Masculino: Leonardo Maciel, Urussanga (SC), 4:12:13

21K Feminino: Mariana Scarpelli, Imbituba (SC), 2:10:39

21K Masculino: Kaua Mendes Fermino, Cocal do Sul (SC), 1:40:57

8K Feminino: Líddia Wolf, Urubici (SC), 0:38:54

8K Masculino: Luan Rodrigues, Garopaba (SC), 0:33:22

Resultados disponíveis em www.onsportsoficial.com.br/resultados-onsports

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *