PFC

Longo de sábado

A última semana foi das melhores que tive nos últimos tempos. Saíram os dois treinos intervalados em ritmos bons. Fazia tempo que não fazia dois intervalados na semana. As rodagens saíram legais também. As pernas já estavam bem menos cansadas. Foi uma semana que deu confiança para a meia maratona. Pena que a próxima meia é só dia 11 de outubro e ainda tem muita coisa para dar errado até lá.

Da semana que passou, o que de melhor aconteceu foi o treino longo de sábado. Eram 16 km, divididos em 2 vezes de 6 km + 2 km, sendo que os 2 km deveriam ser fortes. No meu caso, o forte é ali entre 4:40 e 4:45, que é mais ou menos o ritmo necessário para fazer sub 1h40 na meia maratona. Os 6 km teriam que ser em um ritmo mais confortável, abaixo de 5:40. Se possível, abaixo de 5:20, que é o ritmo dos longos do fim de semana.

Comecei mais devagar, aquecendo e a partir do terceiro quilômetro o ritmo encaixou. Fiz o mesmo percurso de sempre e não evitei as subidas que sabia que iriam aparecer. Pensei que seria um bom teste tentar correr ali por 4:40 subindo. Em Brasília vai ser parecido. Até que deu certo. O 1º km dos primeiros 2 km foi com duas subidas e duas descidas. Aproveitei bem as descidas e fiz força na subida. Saiu um 4:40 e um 4:33, este último saiu de forma natural.

O pior desse tipo de treino é fazer 6 km em ritmo razoável depois de 2 km forte. O mais interessante foi que os 2 km seguintes foram em 5:22 e 5:23 e a sensação era de que eu estava me arrastando. Se tivesse que apostar, diria que estava correndo  perto de 6 min/km. Fazer força antes me fez achar que estava lento quando na verdade estava no ritmo que queria fazer. Depois, acho que esse efeito passou e o ritmo caiu. Nada absurdo. Continuou na média de 5:33, mas longe das parciais de 5:09, 5:01 e 5:06 que fiz entre o 4º e 6º km no começo.

Feito os 6 km, veio a melhor parte do treino. Comecei os 2 km e o ritmo fluiu de uma forma tão inesperada e boa que eu não acreditava. Olhava no Garmin e o ritmo estava sempre entre 4:23 e 4:27. Não me sentia fazendo força para esse ritmo. Simplesmente saiu. Depois de 14 km, os últimos 2 km estavam melhores do que poderia imaginar. O 1º km foi muito bom, já o 2º foi mais sofrido. A sensação de esforço era a mesma e o ritmo mais lento. No fim, ainda consegui fazer 4:25 e 4:30.

Não precisava fazer 4:30 ou menos, mas eu queria. Era um teste pelo qual queria passar. Para ver como seria a resposta das pernas em correr forte depois de 6 km e depois de 14 km. O resultado foi bom. O cansaço das semanas passadas não apareceu. O ritmo foi bom e a confiança para a próxima semana aumentou. Se a meia fosse neste último fim de semana, acredito que o resultado teria tudo para ser excelente. Vamos ver se o efeito aguenta até dia 11 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *