PFC

Maratona Beto Carrero – 05/08/2017

Participei mais uma vez da Maratona Beto Carrero, uma maratona de revezamento que acontece no Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina. Já estive lá em 2013 e 2014, quando fiz dupla com o Eduardo Hanada. Neste ano, também fui de dupla, mas desta vez com o Guilherme. A prova aconteceu no dia 5 de agosto de 2017, sábado, com largada prevista para as 18h45. Sim, além de ser uma maratona de revezamento, ela é noturna. Isso se deve ao fato de que o parque precisa estar fechado para que os participantes possam correr sem maiores congestionamentos.

A Maratona Beto Carrero pode ser realizada em dupla, quarteto ou octeto, podendo optar por ser masculina, feminina ou misto. São 8 voltas saindo do Kartódromo Internacional e seguindo em direção ao parque. Durante o trajeto dentro do parque os corredores encontram diversos personagens. Alguns lembro do nome, outros vi e mais outros pesquisei na internet: a turma do Betinho Carrero, Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, Megamente e MetroMan, família real, Merlin, cavaleiros que compõe o Show Excalibur e personagens de O Sonho do Cowboy. Também tinha uma banda alemã na Vila Germânica e um pessoal batendo tambor, além de alguns sustos com os saxões medievais, os monstros do Portal da Escuridão, o gorila de Monga e os bandidos mais temidos do Velho Oeste.

A retirada do kit acontece no dia da Maratona Beto Carrero, sábado, das 9h às 15h, mas quem chega um pouquinho atrasado também consegue retirar. O kit é composto de: camiseta de manga comprida (vermelha), boné, toalha, uma lanterna de cabeça, barra de cereal/proteína e a sacola. Se fosse só isso poderia parecer comum, mas tem um detalhe muito importante: vem também um ingresso para utilizar no Beto Carrero nos 30 dias seguintes. No caso deste ano, o ingresso pode ser utilizado até 31 de agosto. Ou seja, a inscrição não é das mais baratas, mas você tem a oportunidade de passar um dia no parque. Muitas pessoas reservam hotel para correr no sábado e ir ao parque no domingo.

O estacionamento é no kartódromo e a diária era valor único de R$ 20,00. O estacionamento do Beto Carrero estava R$ 55,00. Valia a pena deixar ali no kartódromo. O legal é que eles colavam um adesivo no vidro do carro e podia sair do estacionamento que não pagaria de novo na volta. Muita gente chegou, pagou, entrou, pegou o kit e voltou para o hotel deixar as coisas. Mais tarde, voltaram para a largada.

Na retirada do kit tinha também o pessoal da Banana Brasil, massagem e tínhamos acesso à pista, onde estava sendo montada a estrutura do evento, com as tendas das assessorias, postos de troca e largada. Falando em ter acesso, outro detalhe muito legal é que todos os inscritos ganham uma pulseira para ter acesso à área da corrida. Além disso, com essa pulseira podem aproveitar o parque no sábado a partir das 15h. Então, os corredores, além de ganhar o ingresso para utilizar nos dias seguintes, tinham 3 horas para aproveitar o que quisessem no parque, já que o funcionamento do Beto Carrero é às 18h.

A largada da Maratona Beto Carrero acontece já durante à noite. Para correr, a iluminação é suficiente. Em alguns pontos, é uma penumbra, em outros, o percurso é bem iluminado, principalmente no kartódromo. A lanterna de cabeça até ilumina bem, mas é um trambolho que só incomoda para levar na cabeça. Já tinha que levar o bastão do revezamento, que é onde estava o chip, e a GoPro. Mais coisa para atrapalhar não ia dar certo. Penso que para o evento seria muito legal que pelo menos a primeira volta da corrida fosse com a luz do dia ainda. Para correr era tranquilo, mas para filmar e tirar fotos era mais complicado. Os fotógrafos no percurso utilizaram bastante flash. Apesar da escuridão e das imagens não ficarem tão nítidas, fizemos o possível na cobertura da prova.

O Guilherme largou, ele fez a volta 1, 3, 5 e 7. Decidimos por revezar uma volta de cada para o tempo de espera ser menor. Acredito que correndo em duplas esta seja a melhor escolha. Eu fiquei com as voltas pares, 2, 4, 6 e 8. A primeira volta é um pouco maior porque os atletas fazem uma volta de apresentação no circuito do kartódromo, que tem pouco mais de 1 km. O início é mais animado porque tem todo mundo correndo junto e as atrações do parque ainda estão pelo percurso animando os corredores. Do que notei, até a 2ª volta estavam todos os personagens. Na 4ª volta, alguns já não estava mais. Na 6ª, tinha poucos e na última volta só sobraram os staffs. Acho que depois das 22h eles não trabalham para não ganhar adicional noturno.

No regulamento, dizia que o tempo limite da prova era 4 horas. Fomos com isso na cabeça, tentar fechar a Maratona Beto Carrero em menos de 4 horas. Poderia ser bem mais complicado se cada volta de fato tivesse 5.250 metros. Exceto a primeira, todas as outras tem um pouco menos de 5 km. Em alguns GPS bate 5 km. Ou seja, a distância total não dá uma maratona. Seria legal que tivesse os 42 km pelo menos, mas como é uma corrida com mais diversão do que competição fica meio em segundo plano. Confesso que correndo em dupla é um alívio saber que cada volta tem menos do que deveria. Depois da segunda volta, se o percurso tivesse 3 km eu não ia achar ruim.

Este é outro detalhe. Por razões que nunca serão bem explicadas, escolhemos correr em dupla. Poderíamos ter feito quarteto, talvez fosse a melhor opção. Corre duas voltas e pronto. Octeto parece pouco, só uma volta. Por outro lado, dupla é exagero. A primeira volta é tranquila, você até corre bem, mas sabe que tem mais três. A segunda ainda dá para manter o ritmo. Na terceira, o ritmo cai e ainda tem que guardar energia para a última volta. Nela, você dá tudo o que tem, que já não é muita coisa. Fora o fato de que esperar mais de 20 minutos. Desaquece o corpo, o vento no kartódromo esfria e recomeçar a correr mais três vezes não é muito fácil. Até demos sorte desse inverno não ser tão frio. Só atrapalhou um pouco o vento, que também não estava tão intenso. Era mais o ar gelado noite caindo.

Em dupla, fomos lá. Como esperado, nosso ritmo caiu volta a volta. Mais abaixo colocarei nossos tempos e ritmos. O meu objetivo era correr todas as voltas abaixo de 6 min/km. Os treinos mais curtos e o joelho não me deixavam ter previsões muito otimistas. Essa era a mais possível. A primeira volta foi a melhor. Fiz em 26:46, ritmo de 5:24. Na segunda, o ritmo caiu, mas ainda consegui manter. 27:23 e ritmo de 5:34. A terceira volta foi meio arrastada. Fiquei entre o cansaço acumulado e não poder acelerar o pouco que tinha pensando na última. Foi 28:46 e ritmo de 5:52. Na quarta volta, pensei em correr o máximo que podia, quem sabe fazer mais rápida do que a terceira. Comecei bem, mas o ritmo foi caindo. 28:52 e ritmo de 5:55.

Chegamos, meio doídos, um tanto quebrados, mas com o objetivo alcançado. Sub 4 horas. Para ser mais exato, de acordo com o resultado oficial da Maratona Beto Carrero, 3:49:30. A última volta foi a mais sofrida para nós, mas conseguimos uns minutos de vantagem nas primeiras que garantiram o tempo abaixo de 4 horas. Durante a corrida, tinha água em dois pontos. No pós-prova, tinha também barrinhas, frutas, água e suco. Tinha maçã, banana e melancia. Quando chegamos, já não tinha mais suco. Devolvemos o bastão de revezamento e pegamos a medalha que, como de costume, era grande e bonita, como vocês podem ver nas fotos.

A Maratona Beto Carrero é uma prova que vale a pena ser feita. Esta foi a décima edição do evento, que se iniciou lá em 2008. Programe-se, chame os amigos e divirta-se. A diversão acontece correndo e também no parque, seja no sábado, no dia da corrida, ou nos dias seguintes. Uma opção é reservar hotel para passar o fim de semana em Penha. A organização é impecável e a estrutura é excelente. Como sempre, a Sports Do mantém o nível lá no alto. É provável que você vá e sempre queira voltar. Ou pelo menos vai ter boas lembranças.

Tempos e parciais na Maratona de Beto Carrero de acordo com os nossos relógios:
Volta 1 – Guilherme – 6,12 km – 32:27 – 5:18 min/km
Volta 2 – Enio – 4,95 km – 26:46 – 5:24 min/km
Volta 3 – Guilherme – 4,78 km – 26:15 – 5:29 min/km
Volta 4 – Enio – 4,91 km – 27:23 – 5:34 min/km
Volta 5 – Guilherme – 4,85 km – 28:23 – 5:51 min/km
Volta 6 – Enio – 4,90 km – 28:46 – 5:52 min/km
Volta 7 – Guilherme – 4,83 km – 30:58 – 6:24 min/km
Volta 8 – Enio – 4,88 km – 28:52 – 5:55 min/km

Links Maratona Beto Carrero:
Site
Resultados

Fotos:

maratona beto carrero
Antes da largada. Ambulância lá atrás para caso de necessidade
maratona beto carrero
Fim de prova com a medalha
maratona beto carrero
Minhas parciais
maratona beto carrero
Certificado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *