Desafio Rota da Baleia 2025 entra na reta final de inscrição para corridas em trilhas no dia 13 de setembro

Estão na reta final as inscrições para uma das corridas em trilhas mais bonitas do Brasil. O Desafio Rota da Baleia 2025 será realizado no dia 13 de setembro, com as distâncias de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km. Como já é tradição, o evento esportivo tem o atrativo da avistagem das baleias-francas nas águas do mar de Laguna, Imbituba e Garopaba. Mil atletas já estão confirmados no desafio de corrida pelo litoral sul de Santa Catarina.

Com o dobro de atletas confirmados em relação ao total de participantes da edição do ano passado, o Desafio Rota da Baleia 2025 tem as últimas inscrições disponíveis até o dia 1º de setembro. Elas podem ser feitas pelo site oficial do evento, o www.desafiorotadabaleia.com.br. O percurso de 80 km, também pode ser feito em duplas, quartetos e octetos. Já as provas de 42 km, 21 km e 8 km são individuais.

Na edição deste ano, estão confirmados atletas de todas as regiões brasileiras. O evento esportivo duplicou a quantidade de participantes. Dos 500 corredores da edição do ano passado, chega à reta final do período de inscrições com mais mil participantes confirmados. Além disso, o Desafio Rota da Baleia 2025 vai receber um grupo de atletas do Uruguai. A maioria dos inscritos até o momento são de fora da região sul, que encaram uma das quatro distâncias não apenas por conta das belezas naturais das 23 praias e 10 costões pelos quais passa o percurso de 80 km. A avistagem de baleias-francas durante a prova é um dos atrativos do evento esportivo.

“O número de participantes nesta edição mostra a força que o evento conquistou no calendário de corridas em trilha do Brasil. Muito desse interesse vem do que o nosso litoral sul de Santa Catarina oferece: um cenário com lindas praias, algumas praticamente intocadas, costões e mata atlântica preservada, o que por si só já seria um convite para correr. Mas o grande diferencial é a presença das baleias-francas, que todos os anos brindam os atletas durante a prova. O contato com a natureza é algo que torna a experiência única e faz com que mais corredores vivam essa jornada”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.

A prova principal, com 80 km, solo ou por equipes de dois, quatro ou oito atletas, começa nos Molhes da Barra, em Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e termina em Garopaba. O Camping Lagoamar, na Praia do Centro de Garopaba, recebe a arena do evento, com a linha de chegada de todas as distâncias. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.

Já a corrida de 42 km inicia na Praia da Vila, em Imbituba, e segue o percurso da prova principal. Assim como a prova de 21 km, que tem sua largada na Praia do Rosa, também em Imbituba. Já a corrida de 8 km será inteira à beira do mar, na Praia do Centro, em Garopaba. Além de camiseta, número de peito e medalha (para concluintes), o kit-atleta do Desafio Rota da Baleia 2025 terá um par de meias, chaveiro personalizado, adesivos do evento, tatuagem temporárias e brindes de patrocinadores.

O Desafio Rota da Baleia tem apoio de Ada Nutracêuticos, Baly, Rocha Alimentos e Chocolate Benevento, e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *