Kipchoge correrá a Maratona de Tóquio se a prova acontecer e ele puder entrar no país
Em 19 de janeiro, soube-se que o recordista mundial da maratona masculina e duas vezes medalhista de ouro olímpico na maratona Eliud Kipchoge, 37, pode correr a Maratona de Tóquio em 6 de março. Várias fontes envolvidas na situação disseram que os organizadores da Maratona de Tóquio estenderam uma oferta a Kipchoge por sua participação. Se ele correr, há uma forte possibilidade de que ele quebre o recorde de 2:03:58 estabelecido em 2017 por Wilson Kipsang por uma ampla margem.
Ao mesmo tempo, a variante do coronavírus Omicron provavelmente terá um impacto significativo nas chances do evento. O governo proibiu todos os estrangeiros não residentes de entrar no país desde 30 de novembro do ano passado. Tóquio e outras áreas do país devem entrar em estado de emergência parcial em 21 de janeiro. de ir para a frente e atende aos critérios. A Maratona de Tóquio estava originalmente marcada para março do ano passado. Foi inicialmente adiado para outubro devido ao aumento do número de coronavírus, depois adiado novamente para março de 2022.
À medida que a variante Omicron continua a se espalhar, as corridas de estrada no Japão começaram a ser canceladas uma após a outra. Com uma nuvem escura pairando sobre o futuro da Maratona de Tóquio, não está claro se Kipchoge conseguiria entrar no país. Os organizadores estão esperando a oportunidade certa para anunciar o campo de elite e ainda estão esperançosos de tomar a melhor decisão sobre o evento. Se o melhor corredor da história for capaz de superar os obstáculos colocados à sua frente, um novo capítulo será gravado na história de Tóquio.