Prova principal da Maratona de Aracaju Banese 2025 terá trecho pela área do centro histórico da cidade

Belezas naturais, avenidas históricas e cenários icônicos da capital sergipana. Assim serão os 42 km da prova principal da Maratona de Aracaju Banese 2025. A primeira maratona do Sergipe será realizada no dia 26 de outubro. O evento esportivo tem 8 mil atletas confirmados em todas as distâncias, que incluem 21 km, 15 km, 10 km e 5 km. A maratona, com seus 42 km, vai proporcionar aos participantes correrem em pontos turísticos da cidade, incluindo a região do centro histórico.

A Maratona de Aracaju Banese 2025 teve as 8 mil inscrições esgotadas antecipadamente, dois meses antes de sua realização. Uma das maiores maratonas realizadas no Nordeste, com a organização da Speed Sports, vai receber atletas de todas as regiões do Brasil. No dia 26 de outubro, eles estarão em ação nas provas 42 km, 21 km, 15 km, 10 km e 5 km pela capital de Sergipe.

Depois de edições anteriores da consagrada 21K Sergipe Run, a Speed Sports aposta no crescimento da corrida de rua no estado e criou a Maratona de Aracaju Banese 2025. Em sua primeira edição, além do desafio e a hospitalidade marcante da cidade, os atletas que vão encarar os 42 km terão cenários marcantes de Aracaju. A largada será na Orla de Atalaia, um dos cartões-postais, que recebe a arena do evento.

Grande parte do percurso será à beira do mar e às margens do Rio Sergipe. Os atletas vão passar pela área do centro histórico da cidade. Nesta área, poderão avistar os casarões da avenida Rio Branco, com as antigas embarcações denominadas de tototó. Um dos pontos mais emblemáticos do percurso é a Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, com a passagem na ida e na volta. Os 42 km também passam pelo Parque da Sementeira, outro local importante da cidade.

“Desde a concepção do projeto para viabilizar a Maratona de Aracaju Banese 2025, nosso desejo era que o percurso 42 km traduzisse aos atletas o que é a cidade. Com apoio do poder público, conseguimos oferecer essa experiência, incluindo não apenas a Orla de Atalaia, onde teremos uma super arena, mas também os principais pontos turísticos, como o centro histórico e a Ponte Aracaju-Barra, além dos atletas correrem às margens do rio ou à beira do mar. Será uma grande edição de estreia da Maratona”, afirma Rodrigo Tuchê, da Speed Produções e Eventos.

Além da superação nas corridas de 42 km, 21 km, 15 km, 10 km e 5 km, no dia 26 de outubro, a Maratona de Aracaju Banese 2025 terá uma atração especial na grande estrutura da arena do evento. Depois que cruzarem a linha de chegada, terão uma super festa com o comando do cantor e compositor Alexandre Peixe, em um show exclusivo aos participantes. Será uma grande atração aos corredores, como já é tradição desde a 21K Sergipe Run, evento esportivo que originou a Maratona.

Descrição detalhada do percurso da maratona (42 km) 

A largada será na arena montada na Orla de Atalaia, um dos principais cartões-postais de Aracaju. O trajeto seguirá pela Avenida Santos Dumont, passando pela Rua Urbano Neto e Avenida Delmiro Gouveia, com a travessia da Ponte do Riomar em direção à Avenida Beira-Mar. O percurso continua por vias emblemáticas como a Ivo do Prado, Rio Branco, região do Mercado Municipal (Av. Otoniel Dórea) e a General Calazans, na Orla do Bairro Industrial.

Em seguida, os corredores entram na Rua Belém e enfrentam um dos trechos mais simbólicos: a subida da Ponte Aracaju–Barra, até o pórtico de entrada da Barra dos Coqueiros, onde ocorre o retorno. Na volta, os atletas seguem pela Avenida Simeão Sobral e percorrem novamente o centro histórico da capital, passando pelas avenidas Otoniel Dórea, Rio Branco, Ivo do Prado e Beira Mar, cruzando o Parque da Sementeira até as proximidades do Condomínio Vila de Paris.

Na parte final do desafio, o percurso retorna pela Ponte do Riomar, segue pela Delmiro Gouveia, Urbano Neto e Santos Dumont, alcançando a Rodovia Inácio Barbosa, até a região dos bares da Aruana, onde ocorre o último retorno. A chegada será no mesmo ponto da largada, na Orla de Atalaia.

A Maratona de Aracaju Banese 2025 tem o Banese como naming rights, Olympikus como marca esportiva oficial e Maratá como patrocinadora oficial. O evento tem o oferecimento de Farmácia Zé do Bairro e Legislar, patrocínio de Ohh Sports, Metaltec, G3 Fit, Nordeste, Ecociiclo, Vitalmed Constat, Le Move, Costa, Julho Azevedo, Gonzaga Hipermercado e RioMar, e apoio institucional da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado de Sergipe. A assinatura de realização e organização é da Speed Sports e Speed Produções e Eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *