Recorde mundial da meia maratona de Yomif Kejelcha é ratificado
O recorde mundial da meia maratona estabelecido pelo etíope Yomif Kejelcha em Valência no ano passado foi ratificado pela World Athletics.
O medalhista de prata mundial dos 10.000 m marcou 57:30 no Medio Maratón de Valencia Trinidad Alfonso Zurique em 27 de outubro de 2024, um segundo a menos que o recorde mundial anterior estabelecido por Jacob Kiplimo em Lisboa em 21 de novembro de 2021.
Kejelcha assumiu o comando da corrida pouco antes do terceiro quilômetro, liderando um grupo de seis homens nos 5 km em 13:38. Após 22 minutos, ele tinha apenas dois homens – Daniel Mateiko e Isaia Kipkoech Lasoi – como companhia. Eles completaram os 10 km em 27:12, mas o trecho seguinte de 5 km foi percorrido em 13:44, colocando o recorde mundial em dúvida.
Kejelcha aumentou o ritmo, porém, e se separou da dupla queniana com facilidade antes de cruzar a linha de chegada em 57:30.
“Esta corrida não foi fácil”, disse Kejelcha. “Hoje eu disse a mim mesmo para fazer isso em 57 minutos e vi pelo relógio do carro da frente que era possível, apesar da chuva. Eu queria quebrar o recorde mundial e estou muito feliz por ter conseguido.”