Sawe e Kimais batem recordes com melhores tempos em solo italiano em Roma

Sabastian Kimaru Sawe correu a oitava meia maratona mais rápida da história no evento RomaOstia no domingo (06/03/2022), fazendo o tempo de 58:02. Quebrando o recorde de melhor tempo em solo italiano, Sawe garantiu uma vitória dominante, enquanto Irine Jepchumba Kimais completou uma dobradinha queniana em Roma, vencendo também a corrida feminina no tempo mais rápido de todos os tempos em solo italiano – 1:06:03.

Em um dia de corridas de rua memorável, Sawe liderou os seis primeiros colocados, que terminaram a prova em menos de uma hora, enquanto Kimais estava entre as cinco mulheres que ficaram abaixo dos 70 minutos.

O desempenho de Sawe fez com que ele melhorasse exatamente em um minuto o tempo em que correu para vencer em sua estreia na meia maratona em Sevilha em janeiro, enquanto o tempo de Kimais também foi um PB, quase três minutos mais rápido que seu recorde anterior em Adana em 2020.

Kimais e Madina Mehamed, da Etiópia, saíram rápido na corrida feminina e permaneceram juntos até cerca de 9 km, quando Kimais acelerou o ritmo. Ela passou para 30:58 nos primeiros 10 km, que está em uma seção ligeiramente íngreme do pecurso. Era uma vantagem que ela não abriria mão e acabou terminando mais de um minuto à frente de Mehamed, que correu para 1:07:09. A quinta colocada da maratona mundial em 2017, Shure Demise da Etiópia, foi a terceiro com 1h08:17, enquanto a americana Allie Kieffer terminou em quarto lugar com 1h09:17 e Failuna Matanga, da Tanzânia, também ficou abaixo dos 70 minutos com 1h09:35.

Sawe também fez uma boa primeira metade para afirmar seu domínio e ultrapassou a marca de 10 km em 28:01, para seguir em frente vencer com folga. Em segundo, veio o vencedor da Great Ethiopian Run, Gemechu Dida, com um PB de 59:21. Em terceiro, tivemos o queniano Leonard Langat (59:22), Moses Koech (59:31) chegou em quarto, Moses Kemei (59:46) foi o quinto, Sila Kiptoo (59:56) ficou em sexto e Paul Tiongik (1:00:01) terminou em sétimo. O recordista italiano da maratona Eyob Faniel foi o concluinte a seguir, em oitavo, com 1:00:36.

© Alfredo Falcone / LaPresse
© Alfredo Falcone / LaPresse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *