PFC

28ª Maratona de São Paulo acontece no dia 7 de abril

A 28ª Maratona Internacional de São Paulo, um dos mais tradicionais e importantes eventos do país, movimentará a semana. A competição, primeira do país a conseguir o Selo World Athletics, reunirá milhares de corredores para as provas de 42k, 21k, 10k e 5k no próximo domingo, dia 7 de abril, com largada, a partir das 6h10min, e chegada no Ibirapuera, próximo ao Obelisco. A prova terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Yescom.

Como na edição do ano passado, a entrega de kits da 28ª Maratona Internacional de São Paulo ocorrerá no Parque Ibirapuera, no Pavilhão das Culturas Brasileiras – Pacubra. Os atletas inscritos terão três datas para a retirada, lembrando que isso não poderá ser feito no dia da prova, nem mesmo após a mesma.

A entrega do kit de participação será durante a Expo Atleta da 28ª Maratona Internacional de São Paulo – Sao Paulo Intl Marathon, com a seguinte programação: no dia 4 de abril, das 13h às 20h, dia 5, 9h às 20h, e 6 de abril, das 8h às 18h. Detalhes sobre a documentação necessária para a retirada poderá ser encontrado no site oficial da prova, www.maratonadesaopaulo.com.br.

O Parque Ibirapuera fica próximo às estações de Metrô AACD (Linha 5 Lilás) e Paraíso (Linha 1 Azul e 2 Verde). Além disso, a região também é atendida por diversas linhas de ônibus que passam próximo ao Parque. Acesse os sites do Metrô e da SPTrans e veja a melhor forma para chegar.

A programação de largadas no sia 7 será em ondas e está assim definida: Maratona – 6h10 – Elite A/B Masculino e Feminino; 6h15 – 1ª ONDA – Pelotão Premium e Atletas com Deficiência, Pelotão Geral (inscritos para completar a prova até 3h40), e Pelotão Geral (inscritos para completar a prova entre 3h41 e 4h10); 6h20 – 2ª ONDA – Pelotão Geral (inscritos para completar a prova entre 4h11 e 4h400 e Pelotão Geral (inscritos para completar a prova acima 4h41).

Para os 21 km, a programação é a seguinte: 6h30 – 3ª ONDA – Pelotão Premium e atletas com deficiência; Pelotão Geral (inscritos para completar a prova até 1h40); e Pelotão Geral (inscritos para completar a prova entre 1h41 e 1h55); 6h35 – 4ª ONDA – Pelotão Geral (inscritos para completar a prova entre 1h56 e 2h15) e Pelotão Geral (inscritos para completar a prova acima de 2h16); 10k – 6h40 – 5ª ONDA – Atletas com Deficiência, e Pelotão Geral Corrida 10K; 5k – 6h45 – 6ª ONDA – Atletas com Deficiência e Pelotão Geral Corrida 5K.

História e recorde

Ao longo de quase três décadas de história, o evento reuniu alguns dos principais nomes das corridas de rua do Brasil e inúmeros destaques do exterior. A Maratona de São Paulo tem o recorde de tempo em uma maratona corrida no Brasil desde 2002, quando Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas 2004, venceu a prova com o tempo de 2h11min19. Já a brasileira Marcia Narloch é a atleta com maior número de vitórias, três no total, obtidas nas edições de 1999, 2000 e 2005.

No ano passado, o queniano Vestus Cheboi Chemjor foi o vencedor ao completar os 42 km em 2h15min20s, logo em sua primeira participação. A marca do queniano é um dos melhores da história da competição. No feminino, a etíope Yadeni Alemayehu, levou a melhor, com 2h34min48. Entre os brasileiros, Giovani dos Santos, em quarto lugar (2h23min16) e Marlei Willers (2h46min50) com a segunda posição foram os mais bem colocados do país na 27ª edição da Maratona de São Paulo.

 A 28ª Maratona Internacional de São Paulo é uma realização e organização da Yescom, com patrocínio de Olympikus, Assaí, Drogaria São Paulo, Smart Fit, Movida, Itambé e Polpanorte, Power Ade, patrocínio especial de 3 Corações, copatrocínio de Montevérgine, Dois Cunhados Hortifruti, Recicla Junto e Cristalcopo e apoio de Bendita Cânfora, Mantiqueira Brasil, Espaço Laser, Antilhas, Copra, Arcor, Mid Zero, Cinépolis, COSAN, Leão, Urbia. O gel oficial é da Black Skull. O hotel oficial é o Intercity Ibirapuera e a agência de turismo oficial é a Maratonas no Mundo. O apoio especial é da Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. (SEME), Secretaria Municipal de Turismo e SPTuris. A supervisão é da World Athletics, AIMS, CBAt e Federação Paulista de Atletismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *