PFC

ASICS Lança METASPEED™ SKY PARIS & METASPEED™ EDGE PARIS

A ASICS anuncia o lançamento de dois novos modelos da emblemática série METASPEED: o METASPEED Sky Paris e o METASPEED Edge Paris. Os tênis combinam as tecnologias mais avançadas da ASICS para auxiliar corredores em sua busca pelas melhores marcas pessoais.

Os tênis são o resultado de um rigoroso processo de design e testes, liderado pelo Instituto de Ciências do Esporte da ASICS (ISS), em Kobe, no Japão. Esse processo contou com a participação de diversos testadores independentes e mais de 100 atletas de elite de todo o mundo. Como resultado, a ASICS aprimorou ainda mais o METASPEED, proporcionando uma construção mais leve, macia e responsiva, além de reformular a configuração de sua placa de carbono.

O novo METASPEED Sky Paris e o METASPEED Edge Paris foram aprimorados em três aspectos principais em relação aos seus antecessores. Em primeiro lugar, ambos os tênis tiveram seu peso reduzido em aproximadamente 22g. Essa redução significativa proporciona aos corredores uma sensação de leveza e de mais retorno de energia no dia da corrida. Isso foi alcançado em parte devido a combinação da nova tecnologia MOTION WRAP UPPER 2.0, que tornou a parte do cabedal mais leve e aproximadamente 8% mais respirável e a adição da espuma FF TURBO PLUS na entressola.

Essa espuma além de ser mais leve, é mais macia e elástica do que as versões anteriores. Esse amortecimento adicional ajuda a suportar corridas de longas distâncias, tanto em treinos quanto em competições, para que os atletas possam poupar suas pernas para quando for mais importante.

Outra melhoria notável no METASPEED Sky Paris é o alargamento da placa de carbono na região do antepé do tênis, estrategicamente posicionada para melhorar o impulso geral da espuma durante a fase de propulsão. Já o METASPEED Edge Paris posiciona a placa de carbono de uma forma ideal para corredores de cadência e foi atualizado para um design minimalista, a fim de proporcionar uma melhor arrancada e menor peso. O antepé também foi construído usando uma nova forma, projetada com base em análises da equipe de desenvolvimento da ASICS, oferecendo um melhor suporte ao arco do pé e uma plataforma estável até mesmo para as corridas mais rápidas.

O conceito METASPEED

Em 2021, a ASICS alcançou um feito inédito no segmento de corrida ao lançar simultaneamente dois novos tênis de corrida, o METASPEED Sky e o METASPEED Edge, projetados pensando em dois estilos de corredores distintos: os corredores stride e os de cadência. O corredor stride é aquele que possui uma passada mais larga, que fica por períodos maiores no ar, o que aumenta a velocidade estendendo o comprimento da passada. O outro é o corredor de cadência, ele possui passadas mais curtas e permanece no ar por menos tempo, com poucos movimentos para cima e para baixo. Ele aumenta sua velocidade ampliando o comprimento da passada e o número de passos que dá por minuto.

A equipe por trás dos dois tênis – com o codinome “C-Project” – adotou uma abordagem inovadora centrada no ser humano para o design dos tênis. Observando que os tênis de corrida da época favoreciam apenas um tipo específico de corredor, a ASICS conseguiu auxiliar vários atletas de elite a alcançarem novos patamares. Pela primeira vez, estes não precisavam adaptar seu estilo de corrida para se ajustarem aos calçados. Em vez disso, a ASICS proporcionou a eles os melhores tênis adequados ao seu estilo de corrida.

Os novos METASPEED Sky Paris e METASPEED Edge Paris são feitos sob medida para os estilos de corrida stride e cadência, respectivamente. Eles apresentam um design renovado em relação aos modelos anteriores, ajudando a manter a postura ideal e o ângulo de impacto do pé no chão à medida que os corredores ficam cansados, conservando assim mais energia para o final da corrida.

Do melhor ao melhor

O novo METASPEED™ SKY PARIS e o METASPEED™ EDGE PARIS foram melhorados em três aspectos principais em relação aos seus antecessores. Em primeiro lugar, ambos os sapatos foram clareados em aproximadamente 22g. Esta redução significativa no peso confere aos calçados uma sensação de leveza, proporcionando aos corredores uma sensação de leveza e elasticidade no dia da corrida. Isto foi conseguido em parte devido à combinação de um novo MOTION WRAP™ UPPER 2.0, que tornou a parte superior dos sapatos mais leve e aproximadamente 8% mais respirável, e à adição de uma espuma na entressola FF TURBO PLUS.

Ambos os calçados foram equipados com espuma na entressola FF TURBO PLUS, que além de ser mais leve, é mais macia e elástica que as versões anteriores. Este amortecimento adicional ajuda a suportar corridas de longa distância tanto no treino como na competição, para que os atletas possam poupar as pernas para quando for mais importante.

Outra melhoria notável no METASPEED SKY PARIS é o alargamento da placa de carbono em todo o comprimento na região do antepé do calçado, que foi estrategicamente posicionada para melhorar o ressalto geral da espuma durante a retirada do pé. METASPEED EDGE PARIS configura a posição da placa de carbono ideal para corredores de cadência e foi atualizado para um design minimalista para uma melhor aderência e peso mais leve. O antepé também foi construído usando uma forma totalmente nova, projetada com base na análise diligente da equipe de desenvolvimento da ASICS para fornecer melhor suporte ao arco e uma plataforma estável até mesmo para as corridas mais rápidas.

A filosofia de design da ASICS

“Comparado aos modelos anteriores, o METASPEED Sky Paris evoluiu para um tênis mais leve e mais macio, o que me deu confiança para alcançar um novo recorde pessoal”, comentou Vincent Kipkemoi Ngeitch, segundo colocado na Maratona de Berlim em 2023.

“O amortecimento mais leve e a melhora na estabilidade estão no equilíbrio perfeito no METASPEED Edge Paris. Especialmente no final das corridas, quando preciso de mais energia, ele é muito suave e poderoso”, acrescentou Tomoki Ota, um dos principais corredores de longa distância do Japão.

“2024 é um ano extremamente importante para a corrida, e é com grande orgulho que apresentamos o METASPEED™ Sky Paris e o METASPEED™ Edge Paris no início da temporada. Essas novas silhuetas são o resultado de um trabalho minucioso de nossa equipe no Instituto de Ciências do Esporte da ASICS, trabalhando em estreita colaboração com especialistas e atletas de todo o mundo, para oferecer um novo ícone em tênis de corrida para a marca. Nossa expectativa é que eles impulsionem nossos atletas a alcançarem mais recordes pessoais e sucessos em corridas ao longo do calendário de 2024”, finalizou Shuhei Takemura, líder do projeto de desenvolvimento de produtos da série METASPEED, da ASICS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *