Cheptegei impressiona na primeira prova de 10 km do ano

No Le Semi de Cannes, o recordista mundial de 5.000 m e 10.000 m de Uganda, Joshua Cheptegei, fez o melhor tempo do ano até agora e melhor tempo dos 10 km já fez em solo francês, com 26:49 para vencer os 10km no domingo (06/03/2022).

Testando-se em sua abertura da temporada, o campeão olímpico de 5.000 m registrou o sexto mais rápido da história dos 10 km, com apenas o recordista mundial Rhonex Kipruto (26:24), ele e Leonard Komon já tendo ido mais rápido para essa.

Foi a primeira corrida para o recordista mundial de 5.000 e 10.000m. Ele correu pela última vez em agosto do ano passado, quando venceu uma corrida de 2 milhas em Oregon.

Embora Cheptegei tenha ficado abaixo de seu melhor tempo pessoal na distância que é de 26:38, a vitória o moldará enquanto ele se prepara para defender seu título mundial de 10.000 m em Oregon este ano.

Depois de vencer a corrida, Cheptegei disse que a vitória lhe dará confiança para a temporada de pista. “Feliz por ver onde estou. É ótimo começar minha temporada com uma liderança mundial. Isso me dá confiança para minha temporada de pista”.

Benjamin Njia, treinador do Uganda Police Athletics Club, disse à Uganda Radio Network-URN que a vitória de Cheptegei foi importante enquanto ele se prepara para a temporada de 2022. “Para mim, é um ótimo começo de temporada depois de ficar fora da competição ativa por muito tempo, sim, isso é um grande impulso para o Oregon”, disse Njia brevemente à URN.

O medalhista de ouro olímpico também estava voltando para a rua depois de passar quase dois anos e meio sem participar de nenhuma corrida de rua.

Cheptegei participou pela última vez da corrida de 10 km em 2019, quando quebrou o recorde mundial na corrida de 10 km depois de cruzar a linha de chegada em 26:38 nos 10 km de Valência Trinidad Alfonso, embora seu recorde mundial não tenha durado muito.

Seis semanas depois, o Rhonex Kipruto, do Quênia, quebrou o recorde ao marcar 26 minutos e 24 segundos em Valência. Ele baixou o recorde mundial de Cheptegei em 14 segundos, tornando Cheptegei o segundo homem mais rápido do mundo na corrida de 10 km.

Habtom Samuel, da Eritreia, e Boniface Abel Sikowo, de Uganda, ficaram em segundo e terceiro lugar, com os respectivos tempos de 27h51 e 27h58.

(© The Bellou Company)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.