PFC

Com inscrições abertas, Desafio Rota da Baleia 2024 percurso por 23 praias e avistagem de baleias-francas

Estão abertas as inscrições para a corrida mais bonita do Brasil. Confirmada para 31 de agosto, o Desafio Rota da Baleia 2024 reúne a beleza de 23 praias do sul de Santa Catarina, costões com visual de tirar o fôlego e, ainda, a presença de baleias-francas no mar durante a prova. O percurso de 80 km, que pode também ser superado em duplas, quartetos e octetos, começa na histórica cidade de Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e tem a linha de chegada em Garopaba.

As inscrições podem ser feitas a partir do site oficial do evento, www.desafiorotadabaleia.com.br. Além da corrida dos 80 km em quatro modalidades, estão disponíveis vagas para a prova de 40 km individual, com largada na famosa Praia da Vila, em Imbituba, e para a meia maratona, com 21 km a partir da Praia do Rosa, única representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, constituído por apenas 30 enseadas de todo o planeta. Em todos os percursos, o destino final é a Praia Central, em Garopaba.

O evento homenageia as principais visitantes do litoral sul catarinense do início do segundo semestre: as baleias-francas. A prova ocorre no período de maior avistagens do mamífero, geralmente entre os meses de agosto e setembro. As baleias migram para encontrar águas mais quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes. Participar da prova e ser surpreendido com pulos ou borrifos dos animais no mar é uma atração à parte ao longo do percurso do Desafio Rota da Baleia.

“Em todas as quatro edições anteriores do evento tivemos a oportunidade de ver baleias-francas no mar. São animais que ficam próximos da região costeira e facilmente avistados enquanto os atletas correm pela faixa de areia ou em trilhas pelos costões. É mais uma atração, além das praias e pontos turísticos de Laguna, Imbituba e Garopaba, as três cidades pelo qual passam os 80 km do percurso”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.

Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na Praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos. Na histórica cidade catarinense, terra de Anita Garibaldi, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem, da Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central.

Além das 23 praias, os atletas passam por pelo menos 10 costões, com trilhas de mata atlântica próximas ao mar, sendo dois deles na Praia do Rosa. Do total de 80 km, apenas 7% são em estradas pavimentadas ou asfaltadas. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas, em trecho com quase 5 km entre as praias de Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes.  A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.

O Desafio Rota da Baleia conquista mais atletas a cada edição. No quinto ano em que será realizado, a expectativa é de superar os 400 corredores de 2023. O evento esportivo tem atraído cada vez mais participantes que encontram na corrida uma forma diferente de conhecer as belezas do litoral sul-catarinense, algumas delas praticamente intocadas. Por isso, meses antes do desafio, a On Sports, organizadora da prova, já tem confirmados atletas uruguaios e registra grande procura por inscrições de equipes de quatro e oito integrantes.

Pontuação ITRA

O Desafio Rota da Baleia, ainda, distribui pontuação para o ranking da ITRA (International Trail Running Association – Associação Internacional de Corridas Trail), que reúne quase 2 milhões de corredores em todo o mundo. A prova solo de 80 km tem índice de esforço 3 e premia com 400 pontos os atletas que cruzarem a linha de chegada. Já nos 40 km, com índice 2, são 280 pontos. Os 21 km oferecem um total de 270 pontos aos concluintes.

O Desafio Rota da Baleia tem o patrocínio de Tesba Transportes e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *