Como fazer para correr no frio?

correr no frioEis uma pergunta de muito fácil resposta: depende. Do quê? De quase tudo. Se for um frio de -30ºC, não convém sair na rua para correr, né? Os extremos sempre são bons indicadores para não sair de casa. O que não significa necessariamente não correr. Para quem gosta, uma esteira sempre pode salvar. De todo modo, vou falar das minhas experiência sobre correr no frio. Ao meu ver, existem duas possibilidades: ou você consegue planejar seu horário de corrida para escapar do frio mais intenso ou você não tem escolha e tem que ir a hora que dá. Nos dois casos, precisa de disciplina, mas no último ainda mais.

Vamos por partes. O primeiro caso é onde me encaixo. Ou onde me encaixava quando estava correndo. Meu horário é mais flexível e podia escolher entre correr de madrugada, às 13h, no meio da tarde ou à noite. Com o período mais frio do ano chegando, ano passado optei por correr às 13h30. Era perfeito. O sol quente esquentava o clima frio. Foi um dos períodos mais produtivos de treino. Almoçava sempre quase 15h, mas valia a pena. No entanto, nos dias em que chovia e tinha vento, era ruim. E se já era frio às 13h, imagina quem ia mais tarde. Então, caso você consiga mexer bem nos seus horários, correr no frio não vai ser um problema, porque sempre haverá um horário bom e menos frio para correr.

Se você, por outro lado, está no segundo caso, a coisa é mais complicada. Se o horário é engessado e não tem jeito de alterar, só lhe resta uma coisa: disciplina. Melhor se esse horário disponível for em um período menos frio, mas geralmente não é. O mais comum é ser a partir das 18h. Aí, meu amigo, minha amiga, você precisa da disciplina. Porque ir para casa em vez de passar frio é muito mais agradável. Ainda estamos em maio. O frio vai piorar muito. É o que parece. Nesses momentos é que se vê quem tem disciplina para continuar os treinos ou os corredores de primavera e verão.

Em todos os casos, tem algo fundamental que é: você tem que querer ir! As desculpas estarão por aí, as tentações também. Todas com ótimos motivos para que você prefira o banho quente do que o treino frio. É assim e sempre vai ser. O frio vem para nos testar. A preguiça e vontade de continuar na cama no fim de semana em vez de sair para o longão é coisa inexplicável. No entanto, sabemos que a melhor sensação é a do pós-treino. Sempre ficamos melhor depois de correr. O problema é sair. Uma coisa que funciona também é pensar que no frio o rendimento melhora, fica mais fácil de correr.

Consegui pensar nessas possibilidades para correr no frio. Tem mais outras? Esqueci de alguma coisa? Caso sim, escreve aí o que faltou e como você faz para correr no frio.

8 thoughts on “Como fazer para correr no frio?

  1. oi Enio! 🙂 Bom artigo! A primeira vez que sai pra treinar “de verdade” , com um objetivo e planilha, foi na neve. Tava frio PACA. uns zero graus, no meio dia de sabado. Eu lembro que eu tive que ir “trotando” aquecendo de casa ate o parque, neve derretendo na cara, nem sabia que roupa usar. Usei uma calca de lycra, uma jaquetinha de fleece e passei MUITO frio, porque achei que ia passar calor. Na corrida, sim passei calor. Nao sabia se tirava ou nao a jaqueta. Vi gente treinando de camiseta de manga. Pior que nem tinha carro, nem podia deixar as coisas no carro. Depois com o tempo fui adaptando, colocando meia grossa, touca. Indo de luva, tirando no meio do treino, colocando no bolso, amarrando a jaqueta na cintura. Os treinos nao duraram muito tempo pq mudei, mas treinar no inverno ‘e melhor que treinar na chuva (forte!).
    Se eu escolher entre treinar sol quente, chuva (umidade) e neve, minha ordem fica: Sol quente, neve, chuva. Sol quente pra mim ‘e o top do treino e me da forcas para qualquer outro treino!
    Dica pra quem corre no frio: Uma troca de roupa e uma garrafa termica com cha ou chocolate quente no carro 🙂

    1. Na neve nunca me aconteceu. Deve ser bem diferente.
      Com o tempo a gente aprende que roupas usar. Não pode ser tanto que fique com calor durante nem pouco que fique com frio o tempo todo.
      Das suas opções ali eu prefiro o frio do outono. 10 a 15 graus. Um sol de leve pode aparecer também.

  2. Ano passado fiz a maratona do Mountain Do em Ushuaia em abril: 42km a 2 graus com garoa fina. Não tem jeito, durante a corrida vc vai esquentar, por isso a dica é começar a correr com um pouco de frio. Se no início da corrida vc estiver confortável, depois vai passar calor.

    1. Verdade. Nunca se deve sair para correr com muita roupa. Antes de começar a correr fica bom, mas depois sobra roupa.
      Na Maratona de Porto Alegre, fui de regata e só fui sentir os dedos e as mãos no km 10.

  3. Parabéns pelo artigo. Correr no frio tem muito a ver com disciplina, e trabalhar com psicológico pois qualquer vacilo nos leva para debaixo só cobertor

    Abraços

  4. Amigo, preciso de dicas para correr em Ushuaia . Sera em agosto e o regulamento informa que será todo na neve. Nunca corri na neve , mas já fiz 4 maratonas de asfalto. Só tenho medo de não conseguir fechar a prova.
    Moro em Porto Alegre e estou um pouco ansiosa por não fazer besteira nessa prova.
    abraço,
    Claudia Lucchese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.