Desafio Rota da Baleia 2024, em 31 de agosto, projeta maior edição da história do evento
A corrida trail mais bonita do Brasil deve contar com a maior edição de sua história. O Desafio Rota da Baleia estima aumento no número de atletas em relação a edições anteriores do evento esportivo que percorre as belas praias de Garopaba, Imbituba e Laguna, cidades que fazem parte da chamada “Rota da Baleia”. A corrida de trilha, confirmada para 31 de agosto, tem distâncias de 80 km, individual ou por equipes de até oito corredores, além de provas de 40 km e 21 km.
As inscrições podem ser feitas a partir do site oficial do evento, www.desafiorotadabaleia.com.br
Esta será a quinta edição do evento. Neste 2024, o Desafio Rota da Baleia projeta superar os 400 participantes, média das edições anteriores. Deste total, mais de 80% já foi alcançado, com a confirmação de atletas de diferentes regiões brasileiras e também do exterior. Os percursos que apresentam as belezas do litoral sul-catarinense, incluindo praias e trilhas praticamente intocadas, são um convite e tanto aos corredores. Por isso, meses antes do desafio, a On Sports, organizadora da prova, registra inscritos do Uruguai e da Argentina, além de grande procura por inscrições de equipes de quatro e oito integrantes.
“O Desafio Rota da Baleia é uma corrida que fascina corredores de todos os níveis. Temos atletas que estão inscritos, por exemplo, por ser uma corrida trail com baixíssimo percentual de vias pavimentadas e trechos mais difíceis e técnicos. Por outro lado, temos equipes com iniciantes que se inscreveram pela diversão e também para curtir todas as paisagens do percurso”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports.
Inclusive, a edição deste ano do evento promete contar com um atrativo a mais durante o evento: as baleias-francas. Com a chegada antecipada dos animais aos mares do litoral sul de Santa Catarina, ainda em junho, aumenta a expectativa de mais avistagens de baleias durante a corrida, em 31 de agosto. Em todas as edições, até agora, foram registradas as presenças dos mamíferos durante a corrida. Isso porque as baleias-francas encontram nas águas de Laguna, Imbituba e Garopaba condições ideais para dar à luz e amamentar seus filhotes nesta época do ano.
Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na Praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos. Na histórica cidade catarinense, terra de Anita Garibaldi, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem, da Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central.
Do percurso total, apenas 7% são em estradas pavimentadas. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.
O Desafio Rota da Baleia 2024 tem patrocínio de Tesba Transportes e Powerade Brasil, e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.