Diferenças

Releases existem e muitas vezes são replicados por duzentos sites. Tudo na base do ctrl+c ctrl+v. Não é errado, tem alguns desses aqui no Por Falar em Corrida, mas sabemos quando é ou não release baseado no que diz o texto. Obviamente, o release nunca fala mal do seu produto. Não é prudente acreditar em tudo o que é dito ali. Passeando pela internet e olhando as notícias de corridas deparei-me com a situação a seguir. Dois sites de corrida falando sobre a Adidas Boost Endless Run. Na Contra-Relógio, temos a informação de que houve 2.568 concluintes. Na Runner’s World Brasil, temos a informação de que foram mais de 3 mil corredores. Você acessa os dois sites, lê a notícia de ambos e percebe a evidente diferença.

Para mim, é cristalino que na matéria da Contra-Relógio houve um cuidado em verificar de fato o número de concluintes, mencionando inclusive um ponto negativo da prova. Aliás, nas notícias sobre provas na Contra-Relógio sempre vejo esse cuidado com o número correto e exato de concluintes, além de impressões rápidas sobre o evento. Na matéria da Runner’s, nenhuma menção aos vencedores. Apenas dados relativos aos inscritos e palavras do gerente da Adidas no Brasil elogiando o evento. Nem sinal do número de concluintes. Não com a precisão da Contra-Relógio. Simplesmente colocaram mais de 3 mil corredores. Bastante diferença, né? Tanto nos concluintes quanto no modo como foram abordadas ambas as notícias.

Sei lá eu o critério de cada site para colocar as notícias no ar. O que me incomoda um pouco é dizer que teve mais de 3 mil corredores quando o site com os resultados é acessível a todos. Basta entrar em http://www.latincrono.com.br e verificar que não é verdade. Fica até feio. Não me parece algo que passe credibilidade para os leitores. Não sei se a maioria percebe essas coisas, mas os que percebem talvez fiquem com um pé atrás nas próximas vezes. Veja bem. Publicar releases não é feio nem ilegal, mas quando a informação é pública e transparente, não faz sentido publicar coisas tão fora da realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.