Fim de semana

Felizmente, nada de chuva no fim de semana. Quer dizer, chuva até teve, mas não durante os horários em que eu corri. Sábado choveu muito à tarde e domingo só ficou um vendaval enorme. O treino de sábado era de certa forma tranquilo. Precisava aquecer e aumentar gradativamente o ritmo em grupo de minutos.

Comecei com 8 minutos leve, depois 7 mais rápido e outros 6 com acelerações. Depois, veio a parte pior, que nem foi tão ruim assim. Era 10 repetições de 30 segundos. Por ser menos tempo, dá para correr mais forte sem cansar tanto. Consegui fazer bons ritmos. Apenas um escapou acima de 5 min/km. Por coincidência, foi bem o que não fiz todo em linha reta. Fora isso, todos os outros foram satisfatórios.

Domingo tinha mais treino. Participei da 2ª Corrida e Caminhada das Mulheres e Desafio dos Homens na Beira Mar de São José. Aproveitei para fazer o treino dentro da corrida. Ele consistia em 20 minutos de aquecimento e aumento progressivo do ritmo. 6 minutos moderado, 5 minutos mais forte 4 minutos muito mais forte.

Por ser dentro de uma corrida de 5 km, adaptei o aquecimento para 10 minutos. Também por estar em uma corrida, o ritmo acabou saindo um pouco mais rápido. Fiz esse aquecimento em 5:55 min/km. Chegou a hora de acelerar um pouco e saiu um 5:28, dentro do esperado. Os 5 minutos seguintes saíram em 5:19. Poderia ter sido mais rápido, mas pelo menos ficou progressivo.

Os últimos 4 minutos foram os mais fortes, com ritmo em 4:31. Esse último, aliás, fiz questão de botar na tela do ritmo no minuto final. Estava me sentindo bem, correndo forte, mas não me sentia no limite. Com o ritmo aparecendo em 4:32 pude comprovar mais ou menos o que estava percebendo. Assim que terminei, dei uma caminhada e trotei para completar a corrida.

Os 5 km teve um pouco mais de 5 km, mais do que eu gosto. Ficou em 5,16 km. Como não corri para tempo e o que importava era o treino, não liguei muito. O plano nem era estar em uma corrida, mas aparece a oportunidade do lado de casa. Aproveitei, já que também fazia tempo que não corria na Beira Mar de São José. Terminei a corrida com ritmo médio de 5:29 min/km. Nada mal. O treino foi feito e o fim de semana teve a planilha cumprida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.