Fim do pórtico

Muitos dos meus treinos, a maioria deles são feitos, foram e vão continuar tendo como cenário a Beira Mar de São José. É relativamente perto de casa e é um ótimo lugar para todo tipo de treino, já que os carros ficam distantes. É tranquilo e bem menos perigoso do que correr na rua, dividindo espaços com os carros. Vez ou outra saio dali para variar o percurso, mas o caminho mais comum de seguir é até a Beira Mar,

Pois bem. Nessa mesma Beira Mar, em 2010, foi construído um pórtico na ponte que liga São José a Florianópolis. Um pórtico feio desde a sua concepção, sem comentar o valor gasto de R$ 400.000,00. Sim, tudo isso de dinheiro público nessa coisa feia da foto ali em cima. Virou rotina, tanto quanto meus treinos lá, o pórtico apresentar problemas a cada ventania. As placas se soltavam e eram um perigo constante para pedestres, veículos e qualquer um que passasse por ali.

Volta e meia precisavam fazer manutenção de algo que já veio todo errado. A impressão era que a qualquer momento todas as placas e até o pórtico poderia cair. Resumo da ópera: além de feio, inútil e caro, o pórtico estava se tornando perigoso para todos. Felizmente, a situação chamou atenção das autoridades e uma decisão sensata foi tomada.

A retirada foi acordada com a Justiça e o Ministério Público de Santa Catarina, de acordo com a prefeitura. Um laudo técnico da Secretaria de Infraestrutura foi usado como base para atestar que a estrutura “não apresenta mais condições de segurança”.

O trecho acima foi retirado da matéria do G1 SC, que tem até o vídeo do tombamento do pórtico. Sim! Na terça-feira, feriado do dia 15 de novembro, um dos símbolos mais feios de São José veio abaixo. Agora não há mais risco de quedas e acidentes. Falta só a retirada dos ferros e materiais componentes do pórtico. Sempre achei feio, sem sentido e mal feito o pórtico. Até comentei na quinta-feira passada com o Renato que já tinha passado da hora de tiraram aquilo ali.

Por coincidência, segunda recebi a notícia de que ele viria abaixo definitivamente. Uma pena que o prefeito da época gastou R$ 400.000,00 em algo que desde sempre se mostrou problemático. Fora as manutenções que demandavam mais custos. O que nos faz desconfiar de várias coisas, mas como não temos provas de nada fica apenas o registro de que uma das melhores notícias da semana foi a derrubada do pórtico da cidade de São José. Os treinos na Beira Mar vão ficar mais bonitos e seguros.

Matéria do G1 SC com o vídeo do pórtico sendo derrubado:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/11/portico-de-sao-jose-e-derrubado-nesta-terca-feira-video.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.