PFC

Instituto Adria Santos comemora um ano com Festival de Atletismo

O mês de agosto é sempre especial para o time Adria Santos. Primeiro, porque dia 11 é comemorado o aniversário da velocista tetracampeã paralímpica, e depois porque desde o ano passado a data marca o lançamento do Instituto Adria Santos, um projeto que nasceu para reforçar a importância do apoio às crianças no esporte, com sede da Univille, em Joinville. Para comemorar este aniversário, o instituto realiza, no próximo dia 19, a segunda etapa do Festival de Atletismo do Instituto Adria Santos 2023.

O evento ocorrerá das 8h20 às 12 horas, na pista de atletismo da Univille, e terá provas na modalidade de atletismo. O objetivo do festival é incentivar o amor pelo esporte e pela atividade física, ao mesmo tempo em que ensina valores esportivos como cooperação, respeito ao espírito de equipe, integração, não exclusão. “Nossa proposta é promover um ambiente seguro e divertido no qual as crianças possam participar de atividades esportivas e desenvolver habilidades físicas e motoras de maneira saudável. Neste ano, teremos quatro etapas. Em cada uma delas, os alunos receberão uma medalha, que formará uma mandala”, ressalta Adria Santos, a idealizadora do instituto.

O instituto atende atualmente 82 crianças com idade entre seis e 12 anos, com e sem deficiência, alunos das escolas públicas da cidade. Elas participam de aulas de iniciação ao atletismo duas vezes na semana, têm acesso a atendimento psicopedagógico e psicológico, reforço escolar de matemática, além de participarem de muita diversão. “Mas acho que o principal é o acesso ao convívio com as diferenças, o respeito ao próximo. Antes de tudo, vamos formar bons cidadãos para este mundo”, explica Adria.

Festival de Atletismo

Os alunos inscritos no Festival de Atletismo vão disputar provas de pista, sempre respeitando a idade. Os pequenos de cinco e seis anos farão corrida de 30 metros, as crianças com sete e oito anos disputarão os 50 metros, enquanto os de nove e 10 anos percorrem os 80 metros. As meninas com idade acima de 10 anos farão os 100 metros, enquanto os meninos farão 200 metros. Para finalizar, pais e filhos serão convidados para participar de uma prova de revezamento 4×100 metros. “Os pais estão sempre dispostos a dar uma corridinha. Então, dessa vez, teremos uma integração ainda maior, porque eles vão correr juntos, cada um a seu tempo”, explica Adria.

Todos os inscritos receberão medalha de participação. “Entendo que o festival também pode servir como uma forma de identificar talentos esportivos em potencial e encorajá-los a continuar praticando o esporte. Estamos preparando o evento com muito carinho para que as crianças mostrem o que têm aprendido durante as aulas e criem boas memórias com seus amigos”, considera Adria.

Até o final do ano, outras duas etapas serão realizadas com os alunos.

Ano de conquistas

Além das aulas semanais, durante estes 12 meses após o lançamento, o instituto proporcionou aos alunos e aos pais uma série de programações: peças de teatro, cinema, palestras e apresentação de balé, entre tantos outros eventos. Adria Santos também foi convidada para dar palestras em escolas para apresentar o instituto e contar sobre a sua trajetória no esporte – o que é sempre motivo de orgulho. O Instituto Adria Santos também conquistou o prêmio Joinville Faz Bem, oferecido pela NSC TV, na categoria Esportes.

A premiação, que faz parte das comemorações dos 172 anos de Joinville, tem o objetivo de valorizar pessoas, entidades e iniciativas que se destacam na cidade. “Foi muito importante para nós, já neste primeiro ano de Instituto, recebermos este reconhecimento da cidade inteira. Obrigada a todos que votaram e que tornaram esse sonho realidade”, constatou, à época.

Uma história de conquistas

Radicada em Joinville desde 2003, Adria é mineira e começou a treinar quando tinha 13 anos, no Instituto São Rafael, em Belo Horizonte (MG), onde deu os primeiros passos na corrida. Chamou a atenção e logo foi encaminhada para clubes de alto rendimento e foi se desenvolvendo a ponto de começar a disputar campeonatos maiores. Aos 18 anos, perdeu completamente a visão, o que não a impediu de seguir no esporte e de se tornar referência.

Foi medalha de ouro pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Barcelona, em 1992, na prova dos 100 metros rasos. Repetiu o primeiro lugar na mesma prova em Sidney-2000 e Atenas-2004. Sua outra medalha de ouro também foi na Austrália, mas na disputa dos 200 metros. As outras oito medalhas de prata e uma de bronze completam a galeria dos Jogos Paralímpicos e fazem de Ádria uma expoente do esporte no país.

A escolha por Joinville

A explicação para a escolha de Joinville como sede do Instituto Adria Santos é simples. “Joinville sempre foi um celeiro e já revelou estrelas do atletismo nacional. Além disso, a cidade me recebeu com todo o carinho quando me mudei com a minha família. Sempre fui muito amada e respeitada aqui. Aprendi muito e quero transformar a realidade das crianças, para que elas possam levar os aprendizados aos seus e tornar nossa cidade ainda melhor para se viver e ainda mais cidadã”, explica a tetracampeã paralímpica.

Instituto é a realização de um sonho

Para Adria, poder fazer algo para as crianças e multiplicar tudo o que aprendeu no esporte paralímpico é um sonho que agora está realizando. “Sempre quis demonstrar a minha metodologia de treinos, aliar o esporte à cidadania e à transformação da realidade. Felizmente, encontrei o Banco BV, um parceiro que tornou este sonho realidade. Eles confiam na força do esporte como elemento para fazer a diferença na vida das pessoas e para gerar valor para a sociedade”, ressalta a medalhista paralímpica.

Sobre o Instituto Adria Santos

Inaugurado em agosto de 2022, o Instituto Adria Santos é a realização de um sonho da tetracampeã paralímpica Adria Santos, e, de forma lúdica, ensina os fundamentos do atletismo para crianças com e sem deficiência visual e com idade entre seis e 12 anos. o projeto, que conta com o apoio do Banco BV e está sempre com inscrições abertas para receber novos alunos.

Além de aumentar a capacidade de atendimento, faz parte dos planos do Instituto a criação de uma equipe multidisciplinar para ampliar ainda mais o escopo de atividades. “Queremos proporcionar o atendimento de um psicólogo, nutricionista e aulas de reforço de matemática e de portuquês. Além de esporte, terão uma estrutura para desenvolvimento pessoal”, considera Adria Santos.

Sobre o BV

O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo e Corporate & Investment Banking. Em sua estratégia de negócios, reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder de financiamento de placas solares, especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos automóveis que financia.

Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *