Instituto Akatu lança Primeiros Passos: o consumo consciente é para você também

Um guia prático para você ser mais sustentável no seu dia a dia. Este é o objetivo dos Primeiros Passos, projeto que marca os 20 anos de atuação do Instituto Akatu – principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente – e que será lançado em um webinar gratuito na terça-feira, 26 de outubro, às 14h.

No evento on-line, será apresentado o site dos Primeiros Passos, que aborda 5 temas: água, resíduos, crise climática, biodiversidade e alimentos. Com textos simples, vídeos, imagens e e-books com informações extras, a página explica como cada tema se conecta com a vida cotidiana das pessoas e indica 10 passos simples, ou seja, 10 hábitos de consumo consciente, relacionados a cada tema que um indivíduo pode adotar no seu dia a dia para ser mais sustentável.

“Este projeto foi desenvolvido para ser um guia prático que vai ajudar as pessoas a começarem sua jornada pelo consumo consciente ou a avançarem nela. Nosso objetivo é mostrar que a partir de pequenas mudanças de comportamento, podemos contribuir para um futuro mais sustentável e influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo. Afinal, nós servimos de exemplo para quem nos rodeia: família, amigos e membros da comunidade”, explica Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Vale lembrar que o interesse das pessoas por temas ligados à sustentabilidade e à saudabilidade tem crescido, principalmente desde o início da pandemia do coronavírus. De acordo com a Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, desenvolvida pela Akatu e a GlobeScan, 68% dos consumidores pesquisaram sobre estilos de vida saudáveis naquele ano, enquanto 59% pesquisaram sobre estilos de vida ecológicos. O estudo mostra ainda que cerca de 1/3 da população sente vergonha de não ter um estilo de vida saudável ou sustentável.

“Com os Primeiros Passos, nós pretendemos mostrar caminhos para que o interesse das pessoas em uma vida mais saudável e sustentável possa se transformar em prática. Este projeto, portanto, tem como objetivo mostrar hábitos de consumo simples que podem ser adotados por indivíduos em diferentes contextos e em temas cotidianos, como água, alimentos e resíduos, por exemplo”, completa Mattar.

A ASICS apoia os Primeiro Passos, especialmente no pilar de Biodiversidade. Para Constanza Novillo, diretora de marketing da ASICS na América Latina, apoiar o projeto está em linha com a filosofia da marca “Mente Sã em Corpo São” e os esforços para resolver questões sociais e ambientais críticas e preservar um ambiente sustentável para que as pessoas possam praticar esportes e viver com saúde. “A biodiversidade já é um tema para nós, fomos a primeira empresa japonesa a aderir ao The Fashion Pact, coalizão global de empresas da indústria da moda e têxtil que se comprometeram com metas ambientais essenciais em três áreas: mitigação das mudanças climáticas, restauração da biodiversidade e proteção dos oceanos”, acrescenta Novillo.

Além de Mattar, o webinar de lançamento dos Primeiros Passos contará com a presença de Nicole Berndt, idealizadora do @CasaSemLixo e do @MercadoSemLixo, e Virginia Antonioli, analista de conservação do WWF-Brasil. A inscrição é gratuita.

Além da ASICS, o Primeiros Passos conta com o apoio de Coca-Cola Brasil, Ypê e GPA.

Webinar: Primeiros Passos
Terça-feira, 26/10, às 14h
Inscrições aqui.

 

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade: www.akatu.org.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.