Manteiga: o segredo do ingrediente que faz a diferença na construção dos pratos
Dizem que o segredo da culinária francesa, considerada uma das melhores do mundo, é a utilização de grandes porções de manteiga durante os preparos, seja de pratos gastronômicos elaborados ou do tradicional croissant. Verdade ou não, o certo é que utilizar manteiga para preparar qualquer comida dá um toque especial e saboroso à receita. “A vantagem de se utilizar manteiga de qualidade, tanto nos preparos doces como salgados, é que ela traz mais umidade, cremosidade e sabor. O brownie, por exemplo, que faço utilizando a manteiga Camponesa, fica muito mais molhadinho e o sabor melhora muito quando comparado com uma margarina”, afirma a chef Malu Galvão (@chef.malugalvao), Embaixadora Camponesa.
Outro perfil que produz receitas nas redes sociais é o Blog Casal Mil (@blogcasalmil) formado por Luiza do Nascimento e Mateus Baranowski. Eles também escolhem a manteiga para cozinhar. “Aqui em casa só usamos manteiga para cozinhar. Por conta do sabor e cremosidade, damos preferência para marcas que oferecem qualidade, como a Camponesa. Em alguns preparos, deixa o alimento bem crocante. O que mais gostamos de fazer é o pão na chapa com manteiga”, explica Mateus.
A tão elogiada Manteiga Camponesa de 1ª qualidade é feita com o mais puro creme de leite, o que lhe garante mais sabor, consistência e cremosidade. O creme de leite utilizado é submetido previamente ao processo de pasteurização, a fim de garantir a sua segurança microbiológica e uma manteiga segura para o consumo. “São feitas diversas análises físicos químicas, microbiológicas e sensoriais para garantir um produto de qualidade e seguro para o consumo”, explica Larissa Magalhães, do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Camponesa. A manteiga pode ser encontrada em embalagens de 200 gramas e 500 gramas, com e sem sal.
Quando usada como meio de cozimento, ela realça os sabores dos alimentos e, para o preparo de doces e bolos, é usada também para deixar a massa mais macia. Além disso, pesquisas recentes apontam que a manteiga, quando não consumida em excesso, é mais saudável do que algumas gorduras saturadas.