PFC

Maratona de Criciúma Altair Guidi 2023 será realizada neste domingo (24) com participação de 1,5 mil atletas

A maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina será realizada neste domingo (24). A Maratona de Criciúma Altair Guidi 2023 reúne 1,5 mil atletas em provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, além da Corrida Kids. O evento esportivo apresentado pela Unesc terá a largada no Parque Altair Guidi, que sedia a arena com grande estrutura, aberta ao público. O espaço temático vai oferecer aos atletas, familiares e visitantes variedade gastronômica, música ao vivo, espaço kids e muitas outras ativações a partir do momento que os primeiros atletas cruzarem a linha de chegada na manhã dominical criciumense.

As corridas começam às 6h30. Este é o horário da largada da inédita prova de 42 km. Após cinco edições com os 21 km como prova principal, esta será a primeira maratona do evento que tem a assinatura da 3LR Eventos Esportivos. A largada seguinte no Parque Altair Guidi será às 6h45 para a categoria cadeirantes. Depois, às 7h, começa a corrida para os atletas inscritos nas distâncias de 21 km, 10 km e 5 km. Haverão pontos de hidratação aos atletas a cada 3 km, em média, em todas as distâncias. Além disso, na maratona e meia maratona terá postos com isotônicos a cada 7 km, além de pontos com frutas, esponjas e banheiros.

Todos os corredores terão um apoio especial ao iniciarem seus desafios pelas ruas de Criciúma. Duas vezes medalhista olímpico, Joaquim Cruz é padrinho do evento e marca presença na arena. Os percursos das provas mais longas passam pela Avenida Centenário e também pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), patrocinadora do evento.

“É um evento esportivo que cresce a cada edição. Neste ano, chegou a vez da primeira maratona de Criciúma, uma prova inédita e que coloca os maratonistas da região para, enfim, poderem encarar a distância em casa. Esta sexta edição será a maior da história do evento. Não apenas pela inclusão da distância de 42 km, mas também pela grande estrutura de arena, repleta de atrações e que estará aberta para todos criciumenses na manhã deste domingo (24)”, afirma Edson Luciano Ribeiro, da 3LR Eventos Esportivos, organizadora da corrida.

O Parque Altair Guidi será o território dos corredores neste domingo (24). A partir do momento que os primeiros atletas cruzarem a linha de chegada, a arena temática oferece uma série de ativações aos participantes e aos visitantes. Além da presença de Joaquim Cruz, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles (1984) e prata nos jogos em Seul (1988), os corredores terão à disposição praça de alimentação completa, música ao vivo com Maikon e Banda Nogueira, espaço kids e outras atrações. A Corrida Kids também será realizada no interior da arena, com início previsto para as 10h.

A primeira edição do evento com a inclusão da maratona irá contar com premiação em dinheiro em todas as distâncias. Serão distribuídos mais de R$ 17 mil aos cinco primeiros colocados, no masculino e feminino, da classificação geral das provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km. A maratona, prova principal, paga o maior prêmio aos campeões, com R$ 1 mil aos vencedores.

Retirada de kits

A programação oficial da Maratona de Criciúma Altair Guidi 2023 começa ainda no sábado (23). Das 10h às 17h, os atletas inscritos fazem a retirada de kit na loja Marka Multiesporte (Rua Henrique Lage, 247 – Centro).

O evento vai além do esporte, com ações sociais em prol da comunidade criciumense. Mais de 100 crianças de escolas municipais vão participar da Corrida Kids gratuitamente. Ainda, a 3LR Eventos Esportivos estimula os atletas inscritos a ajudar. Na entrega de kit, os corredores doam um litro de leite. Eles também podem doar tênis usados que serão destinados ao projeto socioesportivo Correndo para Vencer.

Alterações de trânsito

Tanto na maratona quanto na meia maratona, o percurso inclui passagem pelo interior da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina. Nas corridas de 10 km e 5 km, os atletas vão percorrer os arredores do Parque Altair Guidi e as avenidas Centenário e Santos Dumont. Por isso, durante a realização da Maratona de Criciúma Altair Guidi 2023, haverá alterações no trânsito de veículos para a realização das provas. A ação inicia às 3h e vai até às 13h, com algumas das vias bloqueadas ou compartilhadas sendo liberadas ao fluxo com o fim da passagem de atletas.

Próximo ao Parque Altair Guidi, o tráfego de veículos será interrompido nos dois sentidos da Avenida Santos Dumont (a partir do semáforo da Rua Joaquim Nabuco), e também estarão fechadas as ruas Palestina e Artur Bernardes. Já a Rodovia Antônio Just, que faz parte dos percursos das provas de 21 km e 42 km, tem o trânsito interrompido entre a rotatória do bairro Mãe Luzia e o Contorno Viário.

Além disso, haverá interdição parcial de outras vias. Na Avenida Centenário, as pistas serão compartilhadas entre atletas e motoristas até a altura da rua Henrique Lage, no sentido Centro-Bairro da Juventude. Nos cruzamentos haverá orientação de agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT). As interdições parciais também ocorrem na Avenida Universitária, até o terminal de ônibus em frente à Unesc, e na Rua Pascoal Muller, da Satc até a Avenida Professor Niceu, no bairro Jardim Angélica. Toda a operação de mudanças no trânsito tem apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil de Criciúma, que vai dar suporte nos percursos junto com a DTT.

A 1ª Maratona e 6ª Meia Maratona Criciúma Altair Guidi 2023 tem o patrocínio principal da Unesc, patrocínio de ND TV Record, Fisiomed, Banlek, Dale Churras, Lohn Bier, Ávila, Lan Ambulâncias, Jovem Pan News Criciúma, Grupo Geração Caoa Chery, Supermercados Lisandra e parceria com Café 3 Corações, Naspolini Gelos, Novaprint, Marka Multiesportes, Daniel Lanches, Delupo Apart Hotel, Mais Chopp, Restaurante Xororó, Mobile Scooter, Angelgres, Portalmix Eventos e apoio da Prefeitura Municipal de Criciúma, Associação Desportiva Criciúma e Fundação Municipal de Esportes de Criciúma.

Sobre a 3LR Eventos Esportivos

A 3LR é uma empresa especializada em organização e assessoria de eventos esportivos. Possui sistema de inscrições on-line completo, rápido e seguro e, ainda, ferramentas exclusivas para eventos. No Sul de Santa Catarina, também é a organizadora da tradicional Corrida dos Namorados, realizada anualmente em Nova Veneza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *