Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra reúne 14 mil corredores neste fim de semana em Florianópolis

Cerca de 14 mil atletas de todos os estados do Brasil e quase 20 países vão invadir as ruas da capital catarinense neste fim de semana para a quarta edição da Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra. Após o hiato de três anos (a última edição foi em 2019), corredores do mundo inteiro se encontram na Ilha da Magia para uma das maiores provas de Maratona do país. Os percursos de 42 km e 21 km acontecem no domingo (28), enquanto a prova de 10 km será realizada no sábado (27), assim como a Maratoninha Kids Piemonte. As largadas acontecem no Trapiche Beiramar Norte (conferir programação).

Valendo como tentativa de índice para a Maratona de Boston, a prova de Florianópolis cresceu rapidamente. De seis mil atletas em sua primeira edição (2017) para os 14 mil deste ano. Por ser uma corrida com baixa altimetria e percurso plano, a Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra reúne as características ideias para os atletas que procuram melhorar suas marcas pessoais.

“A Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra se consolida como um dos maiores eventos esportivos de Santa Catarina. Serão 14 mil atletas, um número expressivo. Encerramos as inscrições para os 42 km e 21 km com quase um mês de antecedência. Prova que Floripa é um local extremamente propício para eventos dessa magnitude. Aliás, a Maratona não é somente um evento esportivo, mas um evento que mexe com o turismo e o serviço da cidade”, comenta Anderson Tonon, organizador da prova.

Entrega de kits:

Os atletas inscritos na Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra devem comparecer à Decathlon Florianópolis, localizada na Rodovia SC-401, entre quinta e sábado desta semana. Na quinta e na sexta e entrega de kits segue das 10h às 22h e, no sábado, das 10h às 20h.

O atleta deve levar documento com foto e protocolo de inscrição. Lembrando ainda que não serão entregues kits no domingo. O kit da prova inclui camiseta, sacola do evento e número de peito com chip.

Percurso da Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra 2022 e fechamento de vias

Com largada no Centro de Florianópolis, na Praça Portugal, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, os maratonistas seguem no sentido das pontes. Os atletas acessam à Ponte Colombo Salles em direção ao continente após passar pelo viaduto Dias Velho e seguem pela Av. Claudio A. Barbosa (Beira-Mar Continental) até o Balneário do Estreito. O retorno é feito novamente pela Beira-Mar Continental com passagem na sequência pela Ponte Pedro Ivo em direção à Ilha.

O percurso segue pela Av. Gustavo Richard em direção ao Sul da ilha passando pelo túnel Antonieta de Barros e retorna pela Via Expressa Sul. Após passar pelo Viaduto Rita Maria os atletas seguem pela Av. Beira-Mar Norte até a UFSC e retornam pela Av. Beira-Mar Norte até a chegada no Trapiche.

O fechamento das vias será feito da seguinte maneira:

CONTINENTE para AEROPORTO – Ponte compartilhada com atletas e sem mais alterações.

CONTINENTE para NORTE DA ILHA – Ponte compartilhada com atletas e será obrigatório o deslocamento pela Marginal da Beiramar Norte.

AEROPORTO para CONTINENTE – O trânsito será pela Av. Jorge Lacerda, depois pelo Bairro José Mendes, acesso à Ponte será por dentro do TICEN.

NORTE DA ILHA para CENTRO/CONTINENTE – Após Av. da Saudade, acessar elevado do CIC, seguindo pela Agronômica e Av. Mauro Ramos, acesso à Ponte será por dentro do TICEN.

 

Evolução ao longo dos anos

Idealizada pela primeira vez em 2017, pelo Grupo STC, a Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra viu seus números cresceram de forma rápida. Na primeira edição, 6 mil atletas participaram da prova. Em 2018 subiu para 8 mil corredores e em 2019, último ano de realização, a prova contou com 10,2 mil atletas. O percurso plano e rápido é um atrativo e fez prova ser eleita a rápida do país pela revista Contra Relógio e pelo anuários dos maratonistas.

Para 2022, estão confirmados atletas de todos os estados e quase 20 países, incluindo Argentina, Japão, França, Estados Unidos, Paraguai, Portugal, Chile e Bolívia. Somente neste ano, mais de 5 mil atletas estão inscritos no percurso de 42 km, além dos 6 mil participantes confirmados nos 21 km e 3 mil nos 10 km, tornando a prova uma das maiores do país em número de maratonistas.

Cronograma – Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra

QUINTA-FEIRA (25 de agosto)

10h às 22h – Entrega de Kits

SEXTA-FEIRA (26 de agosto) 

10h às 22h – Entrega de Kits

Sábado (27 de agosto)

6h – Largada da CORRIDA 10K – Geral

7h30 – Horário limite para a conclusão da CORRIDA 10K

8h – Início da Cerimônia de Premiação (CORRIDA 10KM)

9h – Maratoninha de Floripa (Prova KIDS)

10h às 20h – Entrega de Kits

18h30 às 21h – Jantar de Massas (Adquirir ingresso antecipadamente)

Domingo (28 de agosto)

6h – Largada da MARATONA – Elite Feminina e Cadeirantes profissionais

6h10 – Largada da MARATONA – Elite Masculino, Cadeirantes, Deficientes Visuais, PCD e Faixas Etárias Femininas e Masculinas

6h25 – Largada da MEIA MARATONA – Elite Feminina e Cadeirantes profissionais

6h30 – Largada da MEIA MARATONA – Elite Masculina, Cadeirantes, PCD, Deficiente Visual e Faixas Etárias Femininas e Masculinas

9h – Início da Cerimônia de Premiação (MARATONA – Geral, MEIA MARATONA – Geral)

9h30 – Horário limite para a conclusão da MEIA MARATONA

10h – Início da Cerimônia de Premiação (MEIA MARATONA– Faixa etária)

11h30 – Início da Cerimônia de Premiação (MARATONA – Faixa etária)

12h10 – Horário limite para a conclusão da MARATONA

Campeões da Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra

2019 – Adilson Dolberth – 2:22:32 (recorde) e Janaina Santana – 2:56:11

2018 – Alessandro dos Santos – 2:24:34 e Ana Claudia Rodrigues – 2:50:51 (recorde)

2017 – Alessandro dos Santos – 2:34:16 e Ana Claudia Rodrigues – 2:57:22

Serviço – Maratona Internacional de Floripa Michelob Ultra

Data: 27 e 28 de agosto de 2022

Local da largada: Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis

Percursos: 42k, 21k, 10k

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.