PFC

No clima das festas de outubro, Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023 reúne mais de 4,2 mil atletas neste fim de semana

A Oktoberfest dos corredores será realizada neste fim de semana. Corrida mais alemã do Brasil, a Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023 terá corrida de 6 km neste sábado (21) e a meia maratona, com seus 21 km, no domingo (22). Mais de 4,2 mil atletas estarão no município do Vale do Rio Itajaí com dois objetivos: superar a distância das provas e brindar o feito com com o chopp em meio ao clima das tradições germânicas que caracterizam a cidade e também o evento esportivo.

A Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023 é uma edição histórica. Não apenas porque celebra 15 anos de existência. Este ano irá contar com uma das maiores quantidades de atletas em seu histórico. O evento é consagrado no calendário das corridas de rua do Brasil por servir chopp aos atletas na parte final do percurso dos 21 km da meia maratona.

“O chopp no percurso da meia maratona existe desde 2008 e fez da Meia Maratona de Pomerode uma das corridas mais desejadas por corredores de todo o país. Ao longo dos anos, manteve esta posição porque a cada edição está mais atrelada com a cultura dos colonos alemães que construíram a região. A corrida tem todo o clima das festas de outubro, tão marcantes em Santa Catarina nesta época, e, ainda, apresenta o que faz de Pomerode a cidade mais alemã do Brasil”, afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil.

A programação oficial da Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023 começa ainda nesta sexta-feira (20) com a abertura da RunFest. O espaço temático montado no Pavilhão de Eventos Municipal de Pomerode, aberto ao público, oferece uma série de atrações, como bandas típicas, grupos folclóricos, chopp gelado e brincadeiras germânicas. A estimativa é que mais de 10 mil visitantes passem pelo local entre sexta e domingo (22).

No sábado (21) é dia de ação. Primeiro para as crianças. Às 14h inicia a Maratoninha Kyly. A pista de atletismo, ao lado do Pavilhão de Eventos Municipal de Pomerode, será dos pequenos, com largadas conforme a idade. Depois, às 17h30 é a vez da corrida de 6 km. A prova de distância mais curta tem largada no Pórtico Turístico Sul da cidade. O percurso termina na RunFest, com chopp gelado a todos os atletas que cruzarem a linha de chegada.

No domingo (22) é a vez da meia maratona. O percurso tem como cenário as casas em enxaimel, as ruas limpas da cidade, a presença marcante de área verde e da cultura alemã. A largada para os 21 km será às 6h no Pórtico Turístico Sul. No decorrer do trajeto, por volta do km 18, um dos postos de hidratação oferece também chopp aos corredores. A chegada será no Pavilhão de Eventos Municipal de Pomerode. Neste ano, a festa após a linha de chegada tem um atrativo a mais. Serão homenageados os atletas que participaram de todas as edições do evento.

Retirada de kits

A Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023 começa a tomar conta da cidade nesta sexta-feira (20). Às 16h estará aberta a RunFest no Pavilhão de Eventos Municipal de Pomerode. Além da retirada de kits pelos atletas, o local sedia a expo do evento e competições germânicas e apresentação de grupos folclóricos. No primeiro dia, o espaço temático funciona das 16h às 19h.

Já no sábado (21), a retirada de kit ocorre das 9h às 19h, mas com horários específicos conforme a prova. Para a Maratoninha Kyly, os kits ficam disponíveis até às 13h. Para a corrida de 6 km, os atletas inscritos podem retirar seus kits das 09h às 17h. Já para a meia maratona, a entrega ocorre das 9h às 12h e das 16h às 19h. Os participantes inscritos devem doar um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas para entidades assistenciais da região de Pomerode.

Alterações no trânsito

Por conta da realização das corridas da Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023 haverá algumas alterações no trânsito de veículos em pontos do município nos dois dias de evento. No sábado (21), a rotatória das bandeiras no sentido Pórtico Turístico Sul estará fechada a partir das 16h30. Além disso, o fluxo de veículos também estará fechado das 17h15 às 17h50 entre o pórtico até o Teatro Municipal, sentido rua XV de Novembro, Paulo Zimmermann, Hermann Weege e Atiradores.

No domingo (22) ocorre novo bloqueio na rotatória das bandeiras sentido Pórtico Turístico Sul, a partir das 5h30. Às 5h45min será fechado o acesso ao pórtico até a altura do Posto de Combustível União, no sentido rua XV de Novembro, Paulo Zimmermann, Hermann Weege, e Atiradores. Nestas vias, a liberação está prevista ocorrer a partir das 6h20min. Parte da rodovia que liga Pomerode a Blumenau estará fechada para a passagem dos atletas. Neste trecho, o trânsito de veículos será desviado pela Rua dos Atiradores.

A Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023 é um evento organizado pela Corre Brasil, realizado pela Aacesc – Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pomerode, e conferido pela FCA – Federação Catarinense de Atletismo. O evento tem patrocínio de Tirol (naming da prova), Kyly (maratoninha kids), Opa Bier, Komprão Koch Atacadista, RVB Malhas, Endorfina, Mizuno, Orquídea, Unifique, Mili, Girando Sol, Powerade, YoPro, Wickbold, CP Embalagens Plásticas, Nestlé Aveia, Neston e Sadia.

15 anos da Corre Brasil

Inspirando conquistas desde 2008, a Corre Brasil completa 15 anos. Referência no segmento no Brasil e a maior de Santa Catarina, a empresa tem as melhores e mais desejadas provas do Sul do Brasil. É reconhecida pela excelência em organização, segurança e atendimento aos atletas em seus eventos. Entre as próximas provas da Corre Brasil está a SC21K, confirmada para 26 de novembro, em Florianópolis. As inscrições estão disponíveis no site Vem Correr.

Programação Meia Maratona Tirol de Pomerode 2023

Dia 20 de outubro de 2023 (sexta-feira) 

•  Das 16h às 19h – Entrega de Kits e Expo  – Pavilhão de Eventos Municipal

Dia 21 de outubro de 2023 (sábado)

• 9h – Início da Entrega de Kits e Expo – Pavilhão de Eventos Municipal

• 10h – Cuca Aniversário 15 anos Corre Brasil – Pavilhão de Eventos Municipal

• 11h – Competições germânicas – Pavilhão de Eventos Municipal

• 13h – Encerramento Entrega de Kits Maratoninha Kyly

• 14h – Largada Maratoninha Kyly – Pista de Atletismo

• 17h – Encerramento Entrega de Kits atletas 6k

• 17h – Presença Grupo Folclórico e Banda Típica na Largada 6k – Pórtico Turístico Sul

• 17h30m – Largada 6k – Pórtico Turístico Sul

• No percurso do 6k – Banda Típica no km 3.2

• 17h30min – Início RunFest – Show com a Banda Hochsollerleben – Pavilhão de Eventos Municipal

• 19h – Encerramento da Entrega de Kit para atletas 21k

• 19h30min – Início da Cerimônia de Premiação

• 20h – Apresentação Grupo Folclórico – Pavilhão de Eventos Municipal

• 21h – Encerramento Expo – Pavilhão de Eventos Municipal

Dia 23 de outubro de 2022 (domingo)

• 5h30min – Presença Grupo Folclórico e Banda Típica na Largada 21k

• 6h – Largada 21k – Pórtico Turístico Sul

• No percurso do 21k – Bandas Típicas nos km 7, km 9 e km 18 e Chopp no km 18

• 7h – Início RunFest – Show com Banda Típica – Pavilhão de Eventos Municipal

• 7h30min – Presença Grupo Folclórico e Banda Típica na Chegada

• 8h – Competições Germânicas – Pavilhão de Eventos Municipal

• 8h30min – Início da Cerimônia de Premiação

• 9h – Cuca Aniversário 15 anos Corre Brasil – Pavilhão de Eventos Municipal

• 10h – Encerramento Expo – Pavilhão de Eventos Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *