Os 5 estágios do luto da lesão

As pessoas estão caindo como moscas. Soldados caídos. Esta temporada de maratonas. Enquanto os atletas avançam nas últimas semanas de seus planos de treinamento de corrida, muitos estão lutando contra a fadiga, doenças ou lesões.

Lesão não é um assunto divertido. Mas é a vida real para nós, corredores.

Quando nos machucamos, às vezes culpamos a nós mesmos. Às vezes culpamos nossos corpos envelhecidos, sapatos, treinadores, mecânicos, treinamento ou Deus. Às vezes, é difícil saber exatamente qual é o culpado. Podemos fazer nosso melhor trabalho de adivinhação, mas não necessariamente sabemos com certeza.

Se você está lidando com uma lesão que pode potencialmente tirá-lo da corrida dos seus sonhos, saiba que sua condição é temporária e que você não está sozinho. Eu estive lá. É uma merda. Leva você a lugares escuros. Isso derrota você.

Embora uma lesão aconteça em seu corpo físico, é sua mente que realmente leva a surra. Os estágios de lesão tendem a seguir os estágios de luto:

  1. Negação  – você está brincando comigo? Minha maratona é em  x  semanas, e eu treinei muito. De jeito nenhum eu não vou comandar isso, mesmo que tenha que rastejar. É só uma dor no quadril. Tenho certeza de que apenas puxei um músculo andando para pegar o jornal. Ou talvez essa dor seja fruto da minha imaginação, parte da loucura cada vez menor. Tenho certeza que estou bem.
  2. Raiva  – você está brincando comigo? Isso ainda dói, pode ser pior. Por que eu? Eu não fiz nada de errado. Todos os outros podem correr e não se machucar. Caramba, algumas pessoas correm pelos Estados Unidos e nunca se machucam. Isso é péssimo. Eu não mereço isso. Eu pago meus impostos. Eu sigo um plano de treinamento. Comprei os sapatos fedorentos de $ 100 que me disseram para comprar naquela maldita loja.
  3. Barganha  – Você não está brincando comigo. Estou ferido. Entendo. Mas, eu juro que se eu estiver curado o suficiente no dia da maratona para pelo menos completar a corrida, eu nunca mais irei [inserir o vício: xingar, beber, treinar em excesso, usar metanfetamina, correr com uma tesoura, gritar com meus filhos, lamber uma faca]. Assim que terminar esta corrida, vou descansar por muito tempo e irei ao médico. Juro. Deixe-me correr esta corrida.
  4. Depressão  – (Aviso: é aqui que fica realmente feio). Eu estou acabado. Estou fora da corrida. Inferno, talvez eu nunca mais fuja. Eu odeio nadar e andar de bicicleta e, acima de tudo, correr na água. Eu quero correr. Eu só gosto de correr e não sou nada sem correr. Eu vou engordar. Eu vou ficar preguiçoso. Vou perder toda a minha forma física. Por que se preocupar em sair da cama?
  5. Aceitação  – eu não posso correr. Não posso nem correr agora. Mas vai ficar tudo bem. Ainda sou um atleta. Eu ainda sou um corredor. Estou apenas me recuperando. Eu retornarei. Mais forte do que nunca. Mesmo que eu não possa correr, há outras coisas que posso fazer para manter minha forma. Mesmo que eu não possa correr, ainda sou digno. Há mais coisas para mim do que ser um corredor.

Todos nós passamos por esses estágios em ritmos diferentes. Quando tive uma fratura de estresse no quadril, não pude ficar na fase de negação por muito tempo porque minha dor era muito intensa e uma ressonância magnética mostrou a fratura imediatamente. Eu também passei pelos estágios de raiva e barganha muito rapidamente porque o ferimento era muito preto e branco. Fiquei chateado quando todos saíram, mas isso só me deixou mais cansado. E não havia barganha a ser feita. Não haveria corrida, nem corrida. Por alguns meses.

Fiquei preso no estágio de depressão por um tempo. Eu teria dias bons e dias ruins. Acho que não alcancei o ponto de aceitação por cerca de oito semanas. E mesmo assim, eu oscilava um pouco entre a depressão e a aceitação. Minha aceitação não foi baseada apenas em saber que iria melhorar. Foi baseado em saber que eu estaria bem mesmo se não soubesse.

Uma das coisas que mais gosto na vida é que ela está mudando constantemente. Se você não gostar, logo será diferente. Se você estiver voando alto, pode cair na próxima semana. A única coisa com que você pode contar é que as coisas são temporárias.

Mantenha-se firme.

Você está lidando com uma lesão? Se sim, em que estágio você se encontra?

TEXTO DO RUN HAVEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.