PFC

Quenianos vencem a Meia Maratona do Rio com direito à quebra de recorde feminino

Até o sol abraçou o tema “Maravilhosa em cada Km” e brilhou forte para iluminar o primeiro dia de provas da 21ª edição do festival Maratona do Rio. E neste típico sabadão carioca, os quenianos Nelly Jepchumba e Geoffrey Yegon tiveram um motivo a mais para celebrar: o triunfo na Meia Maratona do Rio / Claro (21K). E no caso de Nelly Jepchumba, um triunfo com o recorde feminino de 1:11:46, marca que lhe rendeu, além da premiação de 10 mil reais dada aos vencedores da prova, um bônus de 5 mil reais. A nova recordista, que liderou a prova de ponta a ponta, comentou a importância de escrever o nome na história do festival Maratona do Rio:

“Quebrar o recorde aqui é maravilhoso. Eu sou muito grata, em primeiro lugar, ao meu manager, que me possibilitou estar aqui. Consegui me manter sozinha na frente desde a largada e foi uma prova dura, mas sempre me mantive motivada”.

O feito de Nelly Jepchumba de ter liderado a prova do início ao fim se torna ainda mais relevante diante do fato de que todas as cinco primeiras colocadas superaram o antigo recorde da prova, que era da brasileira Amanda de Oliveira (1:18:29). Entre as melhores classificadas, o 2º lugar ficou com Jenifer Nascimento, com 1:15:46:

“Sabia que a prova seria fortíssima, pela presença das duas quenianas com marcas próximas às do recorde mundial. Seria difícil de acompanhar, principalmente no início, por isso fiz a prova no meu ritmo e estou muito feliz com o resultado. Há dois anos troquei de técnico, mudei a rotina de treinamento e está dando super certo. Estou conseguindo evoluir cada dia um pouquinho”.

Geoffrey Yegon completou o trajeto que largou na Praia do Leblon e chegou no Aterro do Flamengo em 1:03:26, ficando mais de 2 minutos acima do recorde de 1:01:03 estabelecido em 2022 pelo brasileiro Daniel do Nascimento, que não concluiu a prova deste ano. O melhor brasileiro desta edição da Meia Maratona do Rio / Claro foi Johnatas Cruz, que terminou na 2ª colocação com 1:03:28, apenas dois segundos após o vencedor:

“Treinei muito para fazer uma boa prova. Esperava estar entre os primeiros e consegui atingir este objetivo. Do início ao fim mantive a média perto de 3 minutos por quilômetro. Após a metade da prova fiquei disputando com os atletas africanos, resisti até o final e cheguei em segundo colocado no geral, resultado que me deixa feliz”.

Para além dos chamados Atletas de Elite, o festival Maratona do Rio é palco dos sonhos de milhares de amantes das corridas de rua, cada um buscando superar os próprios desafios. Caso, por exemplo, de Diego Ribas, ex-jogador de futebol com uma recente passagem repleta de glórias pelo Clube de Regatas do Flamengo e que encontrou nas corridas de rua uma forma de manter viva a paixão pela prática de esportes:

“Correr os 21Km aqui na Maratona do Rio foi legal demais. Um desafio pessoal para mim, mas um desafio saudável. A cidade está incrível e uma atmosfera muito boa. Perdi até alguns minutos gravando vídeos porque ficará marcado”.

O sábado do festival Maratona do Rio também contou com a Prova 5K / Raízen, que terminou com as vitórias de André Albieri, com o tempo de 15:18, e Grazielle Zarri, com 17:10. Logo após cruzar a linha de chegada, Grazielle não conseguiu conter a emoção e, às lágrimas, expressou sua alegria:

“Minha primeira prova do ano e já sendo campeã. Estou voltando de lesão após 2 meses e sei como é o processo de preparação para chegar a uma competição. Vindo para a prova de táxi, já tinha sido dada a largada dos 21Km, eu fiquei muito emocionada em ver todo mundo correndo, cheguei até a chorar de soluçar. Eu amo isso e vivo disso. Todo mundo que vem para este evento tem a sua história e eu estou muito feliz de participar da Maratona do Rio”.

André Albieri também era só elogios ao festival e à Cidade Maravilhosa:

“Primeiramente, queria parabenizar a organização da prova, que hoje é uma das melhores da América Latina. O Rio de Janeiro é maravilhoso e foi um prazer participar desta prova mais uma vez com vitória. Venho neste desafio desde 2015, conquistando vitórias e hoje foi mais um desafio vencido”.

Veja, abaixo, os cinco primeiros colocados e os respectivos tempos das categorias masculina e feminina da Meia Maratona do Rio / Claro (21K) e da Prova 5K / Raízen.

MEIA MARATONA DO RIO / CLARO (21K) – FEMININO

NELLY JEPCHUMBA (QUÊNIA) – 01:11:46
JENIFER NASCIMENTO (BRASIL) – 01:15:46
VALDILENE DOS SANTOS SILVA (BRASIL) – 01:16:39
LARISSA MARCELLE MOREIRA QUINTÃO (BRASIL) – 01:16:40
SUZANE DE ARAUJO MARTINS (BRASIL) – 01:17:18

MEIA MARATONA DO RIO / CLARO (21K) – MASCULINO

GEOFFREY YEGON (QUÊNIA) – 1:03:26
JOHNATAS DE OLIVEIRA CRUZ (BRASIL) – 01:03:28
KENNETH KEMBOI (QUÊNIA) – 01:03:31
GUSTAVO BARROS DE SOUZA (BRASIL) – 01:05:31
GIOVANI DOS SANTOS (BRASIL) – 01:05:34

PROVA 5K / RAÍZEN – FEMININO

GRAZIELLE ZARRI (BRASIL) – 17:10
REJANE ESTER BISPO DA SILVA (BRASIL) – 17:30
UHURU FIGUEIREDO ROCHA (BRASIL) – 18:47
VITORIA REZENDE AMARO GOMES (BRASIL) – 19:45
JAQUELINE FERNANDES (BRASIL) – 20:01

PROVA 5K / RAÍZEN – MASCULINO

ANDRÉ ALBIERI (BRASIL) – 15:18
JOSUÉ PEDOCCHI DE ANDRADE (BRASIL) – 15:30
VITAL PESSOA DE MELO FILHO (BRASIL) – 15:33
HELINTON DA SILVA LOUREIRO (BRASIL) – 15:48
OJANIO DOS SANTOS (BRASIL) – 15:50

Expectativa de quebra de recorde na prova de 42K, neste domingo

Com uma premiação de 50 mil reais para cada vencedor nas categorias masculina e feminina e um bônus de 20 mil reais em caso de quebra de recorde, a Maratona do Rio / Michelob Ultra (42K), que começa às 5h no Aterro do Flamengo, neste domingo, está cercada de expectativas. Entre os brasileiros, o grande destaque fica por conta de Justino Pedro da Silva, que estabeleceu o recorde de 2:13:31, em 2021, e busca o tricampeonato. Por sua vez, Amanda Aparecida de Oliveira, antiga recordista da prova de 21K, tentará uma façanha semelhante nos 42K e busca superar o recorde feminino de 2:34:33.

Mas a missão dos brasileiros não será nada fácil, principalmente porque a tradicional força africana se fará presente com corredores que recentemente alcançaram marcas abaixo dos recordes dos 42K da Maratona do Rio: os quenianos Josphat Kiprotich (2:09:08) e Samwel Kiptoo (2:10:37) e a etíope Zinash Debebe Getachew (2:25:59). Nesta edição, a prova de 42K será transmitida ao vivo pelo canal ESPN 2 e pelo Star+, em streaming. A transmissão foi viabilizada pela organização junto à adidas. A programação esportiva de domingo da Maratona do Rio ainda conta com a Prova de 10K / Raízen, largando às 8:30h e com premiação de 3 mil reais para os vencedores. Vale lembrar ainda o complemento do Desafio Cidade Maravilhosa / Águas do Rio, que consiste em correr os 21K no sábado e os 42K no domingo.

Shows animaram corredores e público durante e após as provas. Domingo tem mais

Durante o percurso da Meia Maratona do Rio / Claro (21K), os corredores foram embalados pela carnavalesca trilha sonora de Céu na Terra, Favela Brass, Orquestra Circônica, Me Enterra na Quarta e Elefante Brass. Terminadas as provas, o ritmo do sábado ficou por conta do palco Maratona com Arte, que recebeu Carrossel de Emoções e Mart’nália. Neste domingo, como não poderia deixar de ser, mais corridas e mais shows. O trajeto da Maratona do Rio / Michelob Ultra (42K) será na companhia de Bloco das Tubas, Bagunço, GG Bloco, Boi Tatá e Sinfônica Ambulante, enquanto o palco Maratona com Arte terá o som de Toni Garrido e SIBC.

Outra promoção do projeto cultural Maratona com Arte que tem encantando os visitantes na Marina da Glória é a exposição urbana itinerante #MaratonaParade, que traz esculturas em forma de tênis gigantes pintadas pelos renomados artistas do grafite Criz Silva (@crizsilva), curador da exposição, CH2 (@ch2ftg), Amora Moreira (@amori.nha), Cibele Arcanjo (@cibellearcanjo) e Cety Soledad (@cetysoledad). Até este domingo, três destas esculturas poderão ser apreciadas na Marina da Glória, as outras duas estando em exibição no Shopping Leblon e no Rio Scenarium.

A Maratona com Arte 2023 é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Esportes e Lazer, XP, Idomed em parceria com o Instituto Yduqs, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Expo e Casa Maratona recebem grande público

São diversos os motivos que levam a Maratona do Rio a ser considerada o maior festival de Corridas de Rua da América Latina e, certamente, a realização de uma feira aberta ao público da magnitude da Expo Maratona do Rio é um deles. Ao todo, a Expo, que fica situada no espaço conhecido como Village Maratona, conta com mais de 20 marcas ligadas ao universo das corridas de rua e oferece aos visitantes uma enorme variedade de vestuário, suplementos alimentares e acessórios, isso sem contar os itens criados exclusivamente para a Maratona do Rio. Quem for à Expo irá conhecer as novidades das marcas Agile, Ciacool, Compressport, Dobro, Exceed Nutrition, Gumm, La Vie Sports, Personalizii, Pink Cheeks, Porta Medalhas, R2L, Rikam, Sportbr, Top Run, Toptech, Tri Designs, Velô Sport Store, Victoria, Yopp, entre outras. Neste domingo, último dia do festival, a Expo funciona das 8h às 14h.

E quanto aos itens exclusivos da Maratona do Rio, a Casa Maratona é o espaço onde está localizada a loja de produtos oficiais do festival, que traz nesta edição a coleção “Maravilhosa Em Cada Fio”, assinada pela artista Ayla Roveda, com ilustrações feitas em aquarela celebrando a ligação entre as corridas de rua e as paisagens representativas do Rio de Janeiro. A Casa Maratona também é sede da loja da adidas, marca esportiva oficial do evento, onde é possível encontrar os tão desejados modelos Adizero Adios Pro 3 e Adizero SL, exclusivamente desenvolvidos para a Maratona do Rio.

A Maratona do Rio 2023 conta com Patrocínio Master das marcas Raízen e Cosan, Águas do Rio, Michelob Ultra e Claro, essas duas últimas marcas por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. Também são patrocinadores a New On – Grupo Prevent Senior e XP. A marca esportiva oficial é a adidas, o hidratador oficial Gatorade. Os apoiadores são água mineral Prefeitura do Rio, Minalba, e coparticipação Sesc RJ. O evento conta ainda com a parceria do Shopping Leblon como shopping oficial e da Polar, relógios oficiais da prova, Spid, Yup Star, Mil Geradores e Metrô Rio. Transmissão Oficial ESPN. Os parceiros de mídia são RÁDIO MIX FM, KALLAS MIDIA OOH, Eletromidia e BandNews. A Maratona do Rio é uma produção da Spiridon e Dream Factory.

Sobre a Maratona do Rio

A Maratona do Rio é um Festival de Corridas de Rua que recebe milhares de participantes e a média de 40 mil corredores gera significativo impacto positivo no setor de Turismo da cidade. A edição de 2023 ocorre de 8 a 11 de junho e sua programação esportiva inclui provas nas distâncias de 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio (21k em um dia e 42k no outro). Para além do “pé no asfalto”, a Maratona do Rio conta com uma série de atividades culturais no projeto Maratona com Arte, com destaque para a exposição urbana #MaratonaParade, que espalha cores e vida pela cidade através de esculturas em forma de tênis gigantes pintadas em grafite. Há de se destacar ainda os espaços situados na Marina da Glória, como a Casa Maratona, que abriga a loja oficial do evento, e a Arena Maratona com Arte, que receberá shows de música e outras ações durante o Festival.

Serviço:

11/06 (domingo)
Prova 42K – largada às 5:00h (largada no Aterro do Flamengo)
Prova 10K – largada às 8:30h (largada no Aterro do Flamengo)
Shows – Arena Maratona com Arte (Marina da Glória)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *