Ratificados os recordes mundiais para Peres Jepchirchir e Charlton Devynne
Recorde mundial da maratona feminina (somente mulheres)
2:16:16 Peres Jepchirchir (KEN) Londres, 21 de abril de 2024
Recorde mundial feminino dos 60m com barreiras indoor
7,65 Devynne Charlton (BAH) Glasgow, 3 de março de 2024
Os recordes mundiais estabelecidos no início deste ano por Devynne Charlton e Peres Jepchirchir foram agora ratificados pela World Athletics.
Em Glasgow, no dia 3 de março, a corredora das Bahamas Charlton reduziu o recorde mundial dos 60m com barreiras para 7,65, ao garantir seu primeiro título global no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor.
Charlton já havia compartilhado o recorde mundial de 7,67 com Tia Jones, dos Estados Unidos. Charlton alcançou essa marca em Nova York em 11 de fevereiro, antes de Jones igualá-la em Albuquerque, apenas cinco dias depois.
“Isso significa muito porque estabeleci metas para mim mesmo”, disse Charlton depois de melhorar o recorde em mais 0,02 em Glasgow. “Não mudei muito a minha técnica – apenas alguns ajustes – mas tenho trabalhado muito fora da pista, garantindo que minha saúde mental esteja boa e trabalhando com um psicólogo esportivo.
“Apenas cuidando de mim mesmo. Dentro de casa também combina bem com meu conjunto de habilidades.”
No mês seguinte, Jepchirchir do Quênia também reescreveu o livro dos recordes ao correr 2:16:16 para melhorar o recorde mundial da maratona só para mulheres em 45 segundos na Maratona de Londres TCS.
As atletas na maratona em 21 de abril foram amplamente consideradas como um dos grupos femininos mais fortes e de mais alta qualidade já montados e nenhum segredo foi feito sobre o fato de que a quebra do recorde mundial feminino de Mary Keitany de 2:17:01 era o grande alvo.
No final das contas, Jepchirchir foi quem conseguiu isso. Sete mulheres permaneceram no pelotão quando chegaram à metade do caminho em 1:07:04 – a segunda metade da corrida mais rápida já registrada em Londres e uma marca que as colocou no cronograma para quebrar o recorde por quase três minutos. .
Jepchirchir venceu com 2:16:16, terminando sete segundos à frente de Tigist Assefa. Joyciline Jepkosgei foi a terceira (2:16:24) e Megertu Alemu a quarta (2:16:34), tornando-se a primeira maratona em que quatro mulheres terminaram em 2:17.