PFC

Rio do Rastro Marathon 2024 terá 1,6 mil atletas em desafio de corrida na Serra do Rio do Rastro neste fim semana

Um dos desafios de corrida mais espetaculares do Brasil será realizado neste fim de semana. No sábado (4) e domingo (5), a Serra do Rio do Rastro será o cenário de superação dos 1,6 mil atletas que participarão do Rio do Rastro Marathon 2024. O evento esportivo terá provas de de 12 km, 25 km, 42 km, divididos em dois dias, além da Missão dos Guardiões, que combina 67 km das duas corridas com maior distância.

Apresentada pelo Komprão Koch Atacadista, a Rio do Rastro Marathon 2024 irá contar com atletas de todas as regiões do Brasil. São 22 estados e o Distrito Federal representados, com corredores de mais de 300 diferentes cidades. Os catarinenses são maioria, com mais de 50% do total de participantes. Entre os estados com mais representantes, depois de Santa Catarina, estão São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Todos os atletas buscam o feito único: subir a famosa estrada correndo, independente da distância.

Todas as provas têm em comum o percurso com os 12 km de subida da Serra do Rio do Rastro, onde inicia efetivamente a estrada até o mirante. A começar pelo Desafio 12K, que tem largada do Mirante 12 e chegada no alto da serra, com mais de 1.400 metros de altimetria acumulada. Também neste sábado (4) será realizada a prova de 25 km, que começa na região central de Lauro Müller, na Praça Henrique Lage, e também termina no Mirante da Serra do Rio do Rastro. A corrida de 25 km reúne a maior parte dos inscritos, mais de 40% deles, e oferece o desafio de encarar pouco mais de 1.900 metros de altimetria acumulada. A prova de 25 km inicia às 7h, enquanto o Desafio 12K terá largada às 7h15.

No domingo (5) é a vez da corrida mais longa. Os 42 km da maratona, que sobe a Serra do Rio do Rastro, começam no Paredão de Orleans, local com esculturas em pedra, na região central da cidade. São 2.600 metros de altimetria acumulada até a linha de chegada, no alto da serra. O segundo dia também é o da segunda prova da Missão dos Guardiões, voltada aos atletas que se desafiam ao subir a famosa serra catarinense por dois dias do evento, com os 25 km no sábado (4) e os 42 km no dia seguinte. No domingo (5), a largada será às 6h30.

“O Rio do Rastro Marathon é um desafio único, que testa os limites dos corredores com suas altimetrias desafiadoras e paisagens deslumbrantes. É uma experiência que fica marcada na memória de cada participante, como uma conquista inigualável. Esta quarta edição da evento tem o nome de ‘O Espetáculo’, porque percorrer a Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais espetaculares do mundo, é algo visualmente impressionante e emocionalmente envolvente para cada atleta”, afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil, organizadora do evento em parceria com a Mountain Do.

O evento esportivo conta com suporte e estrutura de altos padrões, aprovados por mais de 93% dos atletas que estiveram em outras edições. No Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, linha de chegada das corridas em todas as distâncias, será montada uma grande arena para que familiares e amigos possam incentivar os últimos metros dos corredores. A estrutura também irá contar com lounges, expo de produtos esportivos e programação musical nos dois dias de evento.

Retirada de kits

A programação da Rio do Rastro Marathon 2024 começa oficialmente nesta sexta-feira (3) com o início da entrega de kits aos atletas, que será no espaço montado no Centro de Eventos Galiano Zomer, no Centro de Orleans. No primeiro dia, o local estará aberto das 9h às 19h, para atletas de todos os percursos. No sábado (4), somente os atletas da prova de 42 km fazem a retirada, das 14h às 18h.

Trânsito interditado na Serra do Rio do Rastro

O tráfego de veículos na Rodovia SC-390, na Serra do Rio do Rastro, ficará interditado em parte do fim de semana para a realização do evento esportivo. No sábado (4), a interdição ocorre das 6h às 12h, enquanto no domingo (5), o trânsito estará interrompido das 6h às 13h. Os horários de liberação podem ser antecipados, de acordo com a passagem do último atleta em cada dia. Motoristas que precisarem subir ou descer a serra nestes períodos têm como alternativa a BR-282.

A Rio do Rastro Marathon 2024 tem patrocínio de Komprão Koch Atacadista, Diklatex, Creora, Sensil® Brasil, Ultra Core, Girando Sol, Mili, Nutry, Orquídea, YoPro, Digital Sat, Nescau,  Ype, Powerade, DaColônia, Missner e Wickbold, e conta com o apoio da Prefeitura de Orleans, Prefeitura de Lauro Müller, Prefeitura de Bom Jardim da Serra e FCO Group. O evento é organizado por Corre Brasil e Mountain Do e é uma realização da Aacesc – Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina, em parceria com a Federação Catarinense de Atletismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *