Ruth Chepngetich quebra o recorde mundial da meia maratona em Istambul

No domingo, 4 de abril de 2021, Ruth Chepngetich liderou uma meia maratona histórica em Istambul, na Turquia.

A queniana de 26 anos venceu a Meia Maratona N Kolay Istanbul em 1:04:02 , quebrando o recorde mundial anterior de 1:04:31, estabelecido por Ababel Yeshaneh em fevereiro de 2020, por 29 segundos. Chepngetich melhorou em seu recorde pessoal em mais de um minuto.

Atrás de Chepngetich, Yalemzerf Yehualaw da Etiópia foi o vice-campeã em 1:04:40 e a bicampeã mundial de 5.000 metros Helen Obiri terminou em terceiro lugar em 1:04:51, a estreia mais rápida de meia maratona da história. De acordo com a World Athletics, a corrida de domingo é a primeira vez que três mulheres correm menos de 65 minutos em uma meia maratona.

Chepngetich começou a se afastar do primeiro grupo – que incluía Yehualaw e Obiri nos 15 km em 45: 29 – faltando menos de 10 minutos para a corrida. Ela correu o quarto segmento de 5 km sozinha em 15:13 e manteve sua liderança considerável na linha de chegada. Ela percorreu a distância da meia maratona com um ritmo médio de 3:02 min/km.

“Estou muito feliz com este resultado incrível”, disse Chepngetich à World Athletics. “O recorde mundial é algo com que venho sonhando há algum tempo e estou muito feliz por fazê-lo nas ruas de Istambul”.

Esta é a terceira vez que Chepngetich vence a Meia Maratona N Kolay Istanbul (ela também terminou em primeiro em 2017 e 2019). Dois anos atrás, cinco meses depois de ter vencido a meia maratona turca em um recorde da época, ela ganhou o ouro na maratona no Campeonato Mundial da IAAF 2019 em Doha, no Catar.

Em novembro de 2020, ela terminou em segundo lugar para Yehaulaw ao correr um recorde pessoal de 1:05:06 na Meia Maratona Internacional Airtel em Nova Delhi, Índia. Na época, Yehaulaw registrou a segunda meia maratona mais rápida de todos os tempos ao vencer a corrida em 1:04:46.

Kibiwott Kandie, o atual detentor do recorde da meia maratona masculina, venceu a corrida masculina, estabelecendo um novo recorde de percurso com o tempo de 59:35. O tricampeão mundial da meia maratona Geoffrey Kamworor terminou em segundo lugar com 59:38.

NOTÍCIA DA RUNNER’S WORLD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *