PFC

Time de Especialistas aponta o caminho para o sucesso na Maratona do Rio

Para os milhares de amantes das Corridas de Rua que estão há tempos riscando os dias do calendário, enfim chegou a semana do festival Maratona do Rio, que ocorre de 8 a 11 de junho. E neste momento em que a expectativa cresce dentro de cada um dos 40 mil corredores que participarão do evento, nada melhor do que ouvir os conselhos de quem entende sobre o tema. Por isso, o Time de Especialistas da Maratona do Rio foi acionado para oferecer dicas para melhorar o desempenho e, principalmente, para que esta evolução seja acompanhada de proteção à saúde, como ressalta o ortopedista Dr. Sérgio Maurício:

“A jornada dos que vão participar da Maratona do Rio certamente foi de muito aprendizado, de dores e todos os outros obstáculos que vêm com a preparação para um desafio como este. Costumo dizer que chegar até a linha de largada é mais difícil do que cruzar a linha de chegada. Nos dias que antecedem o evento, é fundamental beber muita água, evitar excesso de álcool e focar em descansar o corpo, com treinos bem leves. Já no dia da prova, é importante não experimentar nenhuma novidade, desde tênis a suplementos. No caso de uma dor durante a prova, sugiro diminuir o pace e ver se a dor some. É muito comum ter dores passageiras em provas de longa distância, mas, se a dor persistir ou aumentar, cuidado!

Insistir na prova pode agravar a lesão”, aconselhou o ortopedista, sem esconder a ansiedade de quem também irá colocar o pé no asfalto para correr a Maratona do Rio. Diretora da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, a Dra. Fabiula Schwartz sublinhou a necessidade de se atentar para as condições climáticas antes, durante e após a prova:

“Entre os principais motivos de atendimentos da equipe médica durante as corridas estão exaustão pelo calor, cãibras, náuseas, vômitos, mialgia, desidratação, hipotermia, taquicardia e as mais diversas formas de dor. Algumas medidas contribuem para evitá-los e ter uma prática saudável. Antes da largada, não subestime o calor e a umidade do Rio de Janeiro: separe boné, filtro solar, escolha roupa adequada para o clima e cuide bem da hidratação. Por outro lado, também não ignore o risco de permanecer com roupas molhadas após a prova. Sim, há risco de hipotermia no Rio de Janeiro, por isso disponha de muda de roupa seca e troque logo após a prova”, comentou a cardiologista, que concluiu com um alerta: “Não ignore os sinais do seu corpo como dor no peito, cansaço desproporcional ao esforço, taquicardia e sensação de desmaio. Caso apareçam antes, durante ou após a prova, procure ajuda imediatamente”.

Um fator estritamente ligado tanto ao desempenho do corredor quanto à sua saúde é a hidratação, e a Dra. Roberta Lima, nutricionista com mais de uma década de experiência no esporte de alto rendimento, detalhou sobre o tema:

“Considerando que a maioria dos corredores tem uma resistência para se hidratar ao longo do percurso, a hidratação que precede a prova acaba sendo uma estratégia importante para minimizar os efeitos negativos causados pela desidratação. Mas também é fundamental ingerir líquidos durante a prova, sendo a recomendação de 400 a 800ml de água por hora a fim de minimizar riscos de comprometer a termorregulação e o desempenho. Vale ressaltar ainda que o suor não é formado somente de líquidos, então, em provas com mais de 2 horas de duração, devemos repor eletrólitos. A reposição de eletrólitos pode ser feita através de bebidas isotônicas, uma estratégia que minimiza os riscos de o corredor desenvolver hiponatremia, que pode gerar sintomas como confusão mental, desorientação, agitação, falta de ar, fala confusa e edema pulmonar”, destacou a nutricionista.

A este respeito, para a tranquilidade dos milhares de corredores da Maratona do Rio, os postos de hidratação ao longo do percurso serão abastecidos com GATORADE®, por mais um ano patrocinador oficial do festival. Além de hidratar os corredores durante as provas, a marca conta com um espaço interativo para atletas e visitantes conhecerem mais sobre o seu portfólio. O local, situado na área Village da Marina da Glória, foi pensado para educar sobrea importância da correta hidratação na prática esportiva, afinal, GATORADE® repõe água e sais minerais perdidos no suor, além de oferecer carboidratos para garantir energia. E ainda, ao colocar em prática seu propósito de incentivar as pessoas a suarem, a marca também irá oferecer aulas de funcional com a aplicação do Sweat Patch – adesivo inteligente que monitora o suor na pratica esportiva e identifica a quantidade de líquido e sódio perdidos no suor para uma recomendação individualizada de hidratação – espaços instagramáveis e conversas com especialistas do time do Instituto Gatorade de Ciências do Esporte (GSSI).

Por fim, a psicóloga Dra. Vanessa Protasio reuniu alguns pontos essenciais para os participantes da prova poderem se basear nesta reta final, pontos que são importantes para manter o equilíbrio em desafios:

“O atleta deve reconstruir pensamentos para diminuir dúvidas e multiplicar a força de enfrentamento das adversidades, mapeando todos os cenários que possam surgir. Neste sentido, o ideal é desenvolver um plano de ação para ampliar a segurança durante a prova, com o estabelecimento de metas para cumprir ao longo do percurso, pois assim o atleta poderá se sentir mais consciente e positivo diante de cada vitória conquistada. É necessário dividir a distância total em blocos menores, de forma a aumentar a percepção de controle sobre novos estímulos”, finalizou a mental coach e também maratonista.

A Maratona do Rio 2023 conta com Patrocínio Master das marcas Raízen e Cosan, Águas do Rio, Michelob Ultra e Claro, essas duas últimas marcas por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. Também são patrocinadores a New On – Grupo Prevent Senior e XP. A marca esportiva oficial é a adidas, o hidratador oficial Gatorade. Os apoiadores são água mineral Minalba, Prefeitura do Rio e coparticipação Sesc RJ. O evento conta ainda com a parceria do Shopping Leblon como shopping oficial e da Polar, relógios oficiais da prova, Spid, Yup Star e Mil Geradores. Os parceiros de mídia são RÁDIO MIX FM, KALLAS MIDIA OOH, Eletromidia e BandNews. A Maratona do Rio é uma produção da Spiridon e Dream Factory.

Sobre a Maratona do Rio

A Maratona do Rio é um Festival de Corridas de Rua que recebe milhares de participantes nos mais diferentes estágios de desempenho e com os mais diferentes sonhos. São em média 40 mil corredores, números que geram significativo impacto positivo no setor de Turismo da cidade. A edição de 2023 ocorre de 8 a 11 de junho e sua programação esportiva inclui provas nas distâncias de 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio (21k em um dia e 42k no outro). Para além do “pé no asfalto”, a Maratona do Rio conta com uma série de atividades culturais no projeto Maratona com Arte, com destaque para a exposição urbana #MaratonaParade, que espalha cores e vida pela cidade através de esculturas em forma de tênis gigantes pintadas em grafite. Há de se destacar ainda os espaços situados na Marina da Glória, como a Casa Maratona, que abriga a loja oficial do evento, e a Arena Maratona com Arte, que receberá shows de música e outras ações durante o Festival.

Serviço:

08/06 (quinta-feira)

Retirada de Kit – 9:00 às 17:00h – Casa Maratona (Marina da Glória)

09/06 (sexta-feira)

Retirada de Kit – 9:00 às 19:00h – Casa Maratona (Marina da Glória)

10/06 (sábado)

Prova 21K – largada às 6:00h (largada no Leblon)
Prova 5K – largada às 9:30h (largada no Aterro do Flamengo)
Retirada de Kit – 8:00 às 17:00h – Casa Maratona (Marina da Glória)
Shows (a definir) – Arena Maratona com Arte (Marina da Glória)

11/06 (domingo)

Prova 42K – largada às 5:00h (largada no Aterro do Flamengo)
Prova 10K – largada às 8:30h (largada no Aterro do Flamengo)
Shows (a definir) – Arena Maratona com Arte (Marina da Glória)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *