Triatlhon – TRITON 3 RJ encerra com prova de corrida e coroa os campeões da primeira edição no Brasil

A prova de corrida encerrou com chave de ouro, neste domingo (11), o terceiro e último dia do TRITON 3 Rio de Janeiro, competição em formato inovador do circuito internacional TRITON World Series, onde cada modalidade – natação, ciclismo e corrida – é realizada em dias consecutivos, permitindo que o atleta dê o seu máximo e conquiste a melhor performance. O cenário para os três dias de disputa foi Mangaratiba, na região da Costa Verde (RJ), e toda a estrutura do evento foi montada no Portobello Resort & Safári.

A edição de estreia no Brasil reuniu aproximadamente 230 participantes de oito estados do país, sendo a maioria do Rio de Janeiro e São Paulo. Além de superar as adversidades dos percursos técnicos de cada modalidade, em meio ao cenário de belas paisagens, os atletas enfrentaram, desde sexta-feira (9), sol, chuva e oscilações de temperatura.

O TRITON 3 possibilitou que atletas e até a organização se desafiassem, nesta primeira etapa, durante os três dias de evento e o saldo foi positivo, sobretudo para os que subiram no lugar mais alto do pódio, após competirem nas três modalidades. Os campeões na Short foram Christian Smith Alves e Amanda Cavalcanti Santana de Melo. Na Middle, Guilherme Guido Palma e Amanda Cristine. Já na Long, dos triatletas mais bem preparados, a vitória ficou com o embaixador do TRITON Arthur Werneck e Mary Ortega. No Revezamento Middle os vencedores foram Thiago de Souza Ferreira, Carla Costa Sousa Barbosa e Ericson Vinicius Costa Maia. Os Top 5 de cada distância, no masculino e feminino, podem ser conferidos na tabela abaixo.

“Adorei a prova, o clima é excelente, um ambiente muito familiar. Espero que este evento venha para ficar no calendário e ano que vem estarei de volta no TRITON 3”, comemora Christian Smith, campeão da Short.

Neste terceiro dia, os atletas tiveram fôlego para superar as distâncias de 10 km (Short), 20 km (Middle) e 30 km (Long) na corrida e exploraram um percurso inédito, em um terreno que propiciou a velocidade, mas exigiu muita técnica e preparo. Todo o trajeto foi concentrado dentro do Portobello Resort & Safári.

André Gracindo, Global Head of Operations do TRITON World Series, enfatizou o êxito da prova deste domingo, após o dia anterior com uma desafiadora prova de ciclismo na Serra do Piloto com fortes chuvas. “Hoje foi um dia lindo e emblemático e fomos presenteados com sol de inverno. Os atletas, inclusive nomes renomados do triathlon, elogiaram demais a prova, na precisão das distâncias e todos completaram com segurança mais uma vez. Em termos técnicos e operacionais as distâncias foram cravadas e a equipe trabalhou duro e com esmero na marcação de quilometragem, na precisão das distâncias, na sinalização e foi impecável”, ressalta.

“Uma prova com dias sequenciais é um grande desafio para a equipe técnica mas encerramos com grande celebração entre atletas e seus familiares, sabendo que todos curtiram, principalmente os que competiram os três dias, e puderam ter uma experiência única e inovadora com o TRITON 3”, completa Gracindo.

Diferentemente do triathlon tradicional, no qual a classificação é pelo tempo acumulado das três provas, o TRITON 3 utiliza um sistema que considera a posição de chegada em cada uma das modalidades, separadas pelas distâncias, mas vence quem fizer o menor número de pontos. Os atletas das categorias Solo e Revezamento foram premiados no ranking geral, que considera o desempenho dos três dias conforme o sistema de pontuação. Já aqueles que disputaram o TRITON 3 Solo também concorreram a premiação por categoria (faixa etária).

Sócio idealizador do TRITON World Series, Paulo Leite, elogiou a estrutura do Portobello Resort & Safári que agradou a todos. “Esse foi o primeiro evento de três dias no Brasil, o lugar é espetacular e superou e muito as nossas expectativas. Quem não pode vir e vivenciar essa experiência não pode perder o TRITON 3 no ano que vem. Já temos data e vamos anunciar em breve”, avisa.

Vencedores da Corrida – Neste domingo de Dia dos Pais, entre os competidores estavam pai e filha que dividem a mesma paixão pelo triathlon e puderam comemorar a data de forma especial. Bruno Lima, 63 anos, um dos triatletas pioneiros no Brasil estava há três décadas sem competir, mas voltou motivado pelo novo formato do TRITON e todos os dias largou com a filha Brunna Lima, 19 anos, ambos na Short.

“Estou muito feliz de estar aqui no Dia dos Pais com minha filha, que fez sua segunda prova de triathlon e foi super bem e se classificou para o mundial. Foi meu retorno às competições depois de um tempão parado. Foi uma experiência muito legal e uma prova bem bacana e ano que vem estaremos de volta”, afirma Bruno Lima que tem 35 anos de triathlon. “Meu pai sempre foi meu maior incentivador no esporte. Esse ano entrei para a modalidade e o trouxe de volta. Foi incrível essa experiência juntos! A prova e o percurso são lindos, tem uma dinâmica muito divertida e curtimos demais. Acho que todos deveriam participar”, conta Brunna que completou os 10km de corrida no Top10 da Short.

No pódio de corrida da distância Short, Amanda Cavalcanti Santana ocupou a primeira colocação ao completar os 10 km em 46min00seg e, com o resultado, foi Campeã do TRITON 3. A atleta foi seguida por Lais Lavecchia Bellote Guimarães (47min20seg) e, em terceiro, Aline Monchelato Iglesias (47min57seg). Já entre os homens, quem levou a melhor foi Carlos Nogueira de Souza Jr (37min38seg), em segundo, Christian Smith Alves (40min48seg) e, logo depois, Levi do Nascimento Santos (41min4seg).

No percurso de 20 km (Middle) a vencedora do dia foi Elida Cordeiro de Oliveira (1h32min27seg), seguida por Amanda Cristine Torres Galarda (1h32min47seg) e, em terceiro, a atleta Luciana Vila Real Mendes (1h33min16seg). No masculino o mais veloz foi Lucas de Almeida Pereira ao completar em 1h12min12seg, em segundo, Guilherme Guido Valente Palma (1h14min21seg) e terceiro Bruno Haddad Silva (1h16min50seg).

“Fui campeão da Middle, entreguei tudo que tinha de entregar. Achei a natação e o ciclismo bem desafiadores e na corrida eu estava em casa. A organização da prova é impecável e foi uma experiência única que o TRITON ofereceu para gente. Muito feliz por fazer parte da estreia deste formato no país ”, diz Lucas de Almeida Pereira.

Já na distância de 30 km (Long), com 2h19min41seg, Clarissa Du Bocage Santos Pinto foi a vencedora. Em seguida, Mary Ortega (2h19min41seg) e, em terceiro, Ana Luiza Oliveira (2h35min57seg). No masculino a vitória foi de um dos atletas referência do triathlon no Brasil, Miguel Morone Neto (1h46min13seg). O pódio teve ainda dois embaixadores do TRITON. Em segundo lugar, Arthur Werneck (2h00min00seg) e, em terceiro, Pedro Victor Fuschillo Silva (2h02min47seg)

Ana Luiza Oliveira aprovou o formato do TRITON 3, após competir as três modalidades e terminar no terceiro lugar do pódio na Long: “Foi muito interessante fazer as três modalidades separadas porque geralmente a gente termina uma prova e já fica preocupada com a próxima. Foi ótimo dar força total em cada uma delas. Prova dura, no sábado choveu muito, estava frio, mas pra corrida o dia foi maravilhoso e tudo perfeito.”

Entretenimento e programação para toda a família – Paralelamente à competição, atletas e familiares tiveram uma programação diferenciada no Portobello Resort & Safári. Diariamente na Arena Portobello, após as provas, puderam curtir shows com bandas locais, ativações de patrocinadores, entre outras atrações. Os competidores tiveram a oportunidade, ainda, de participar de no sábado (10) de três sessões de Talk Shows com Rafael Brasília (nutricionista), Paulo Leite (sócio idealizador do TRITON World Series) e os triatletas Miguel Morone, Carla Abrunhosa e Hector Haussen. No sábado, aconteceu ainda a Kids Races, com mais de 40 crianças. A prova foi criada para incentivar, desde cedo, os pequenos a praticarem esportes e é dividida em categorias de 3 a 14 anos, sendo que crianças menores de 5 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

O evento é realizado pela 213 Sports – vertical de esportes da V3A e sócia global do TRITON World Series, juntamente com a Blue Orange e Soul Race USA. O evento conta com apoios de CP Bike, Meet Fisioterapia, Oakley, Strava, Vitafor, Liquidz, Inside Produções, Prefeitura de Mangaratiba e Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro – incentivo ao esporte. O TRITON 3 Rio de Janeiro é chancelado pela FTERJ e tem apoio de mídia: Mude. Hotel Parceiro: Portobello Resort & Safári.

 

Resultados Corrida – TRITON 3 (Mangaratiba/RJ) – 11/8

Short feminino

1 – Amanda Cavalcanti Santana – 46min00seg

2 – Lais Lavecchia Bellote Guimarães – 47min20seg

3 – Aline Monchelato Iglesias – 47min57seg

4 – Tatiane Crisp Martins Ribeiro – 50min45seg

5 – Tatiana Mariana Brito – 53min55seg

Short masculino

1 – Carlos Nogueira de Souza Jr – 37min38seg

2 – Christian Smith Alves – 40min48seg

3 – Levi do Nascimento Santos – 41min4seg
4 – Bruno Freitas – 41min31seg

5 – Renato Rivoli Oliveira – 41min35seg

Middle feminino

1 – Elida Cordeiro de Oliveira – 1h32min27seg

2 – Amanda Cristine Torres Galarda – 1h32min47seg

3 – Luciana Vila Real Mendes – 1h33min16seg

4 – Claudia Couri Moscon – 1h33min28seg

5 – Alexandra Viegas Leontsinis – 1h37min26seg

Middle masculino

1 – Lucas de Almeida Pereira – 1h12min12ser

2 – Guilherme Guido Valente Palma – 1h14min21seg

3 – Bruno Haddad Silva – 1h16min50seg

4 – André Augusto Orletti – 1h16min52seg

5 – Gustavo Patrão – 1h17min16seg

Long feminino

1 – Clarissa Du Bocage Santos Pinto – 2h19min41seg

2 – Mary Ortega – 2h19min41seg

3 – Ana Luiza Oliveira – 2h35min57seg

Long masculino

1 – Miguel Morone Neto – 1h46min13seg

2 – Arthur Werneck – 2h00min00seg

3 – Pedro Victor Fuschillo Silva – 2h02min47seg

4 – Eduardo Buscacio – 2h03min36seg

5 – Marcos Vinicius Braz Bastos – 2h06min27seg

Resultados completos podem ser acessados aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *