WTR Campos do Jordão: 1200 atletas de Trail Run e Mountain Bike disputam, neste fim de semana, a penúltima etapa do ano

Chegou a vez da etapa paulista do calendário da World Trail Races, que será neste fim de semana, 19 e 20, em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. A cidade, localizada a 1.628 metros de altitude é conhecida como a “Suíça brasileira” e sedia pelo terceiro ano consecutivo o evento de uma das maiores ligas de esportes de montanha do país. A penúltima etapa da temporada terá provas de Trail Run, Mountain Bike, Duathlon e Kids Race. A Arena WTR estará no Parque Capivari pelo segundo ano consecutivo e será aberta ao público. Além de ser o local da largada e chegada dos atletas, concentrará várias atividades, atrações, shows, WTR Store e lojas das marcas parceiras.

Neste ano, a etapa pioneira da liga no Estado de São Paulo está com recorde de participantes, com 1.200 atletas de várias cidades brasileiras e também de outros países. A procura foi grande e as inscrições se esgotaram com um mês de antecedência para a prova. “Aumentamos em 50% o número de inscritos em relação ao ano passado e em 140% com relação a 2022, ano de estreia da WTR em Campos do Jordão e no Estado de SP. Isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo, ampliando nosso alcance e a comunidade WTR. Nosso objetivo é oferecer sempre novidades, trazer novas marcas para nossa multiplataforma e, sobretudo incentivar cada vez mais novos atletas a entrarem no mundo de esportes outdoor”, afirma Gabriela Corrêa, Head de Marca da WTR.

Cenário perfeito, com belas trilhas entre as cadeias de montanhas, a etapa terá novamente percursos desafiadores e de alto nível técnico que vão cruzar pontos turísticos da cidade mais alta do país. No sábado serão disputadas as provas de Trail Run para as distâncias Ultra 49km, Long 36km, Mid 19km e Short 6km. Já no domingo, serão duas provas de Mountain Bike – MTB Pro 51km e Light 31km. Nesta etapa haverá, ainda, a modalidade Duathlon – Mid&Light e Short&Pro – e o Desafio de segmento WTR Zerando a Montanha by Strava (para homens e mulheres inscritos na Ultra 49km e no MTB 51km) . A tradicional Kids Race que reúne os pequenos para uma brincadeira levada a sério também está confirmada. Na prova é cultivado, desde cedo, o hábito da prática esportiva e o contato com a natureza.

“Para este ano, teremos modificações nos percursos para maior segurança dos participantes e visando proporcionar uma experiência ainda melhor durante a prova. Todas as modalidades passam pelo Pico do Imbiri, um dos pontos mais altos da região, uma atração turística conhecida da cidade e próximo ao Centro Histórico. No Trail Run, os atletas vão cruzar as principais montanhas, entre eles, o Mirante da Minalba. Já no MTB, fizemos um ajuste no percurso em relação ao ano passado após feedbacks dos atletas. Os ciclistas vão pedalar por estradões, trilhas com dificuldade moderada para difícil, o percurso terá mais fluidez. Ambas as distância passam embaixo da Pedra do Baú e outra novidade deste ano é que passam também pelo Caminho da Fé”, explica Rodrigo Isaac, diretor de prova e sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos, que juntamente com a 213 Sports (vertical de esportes da V3A) e a AEESB realizam e promovem o evento.

Campos do Jordão é etapa pioneira a receber a WTR no Estado de SP (Crédito Felipe Almeida)

Atrações para o público e novidades – Como já é tradição, em todas as etapas há atrações para atletas, familiares e o público em geral. Na Arena WTR acontecem shows com banda local, diversas ativações de patrocinadores, degustação de produtos, WTR Store com produtos oficiais da liga e Bar Heineken 0.0. Os atletas podem também usufruir de recovery gratuito com massagem e piscina de crioterapia, test drive com tênis Cloudultra 2 da ON e, para esta etapa, a The North Face oferecerá personalização gratuita na camiseta (na entrega do kit na loja do Shopping Morumbi) e fará gravação do tempo na medalha finisher no stand da marca durante o fim de semana.

Na sexta-feira, 18, das 19 às 19h30, haverá a exibição do mini documentário “A Filha do Vento”, produzido pelo projeto Corre Junto que acompanha a jornada de Giovanna Martins durante o UTMB Mont Blanc 2024 (nesta edição ela se lesionou e não completou, mas em 2023 venceu na categoria e foi 4ª na geral). Uma das principais atletas de Trail Run da atualidade, Giovanna é atleta da On, Campeã da WTR Arraial do Cabo 2024 (Long 30km), Campeã da WTR Campos de Jordão 2022 (Ultra), Bicampeã do UTMB Brazil, entre outras conquistas. Na sequência, a atleta participará de um bate papo com Marina Ferrari (atleta, jornalista e uma das fundadoras do Corre Junto), no palco da Arena, no Parque Capivari. O Corre Junto tem apoio da WTR.

Sustentabilidade e legado – Como marca registrada da WTR, o evento sempre conta com diversas ações de sustentabilidade e socioeducativas, que visam preservar a natureza local, assim como conscientizar os participantes das práticas corretas de reciclagem e descarte de materiais utilizados nas provas. Entre as ações da Liga estão: Central de Resíduos WTR (onde acontece a triagem de todos os resíduos gerados no evento por uma cooperativa local parceira); arrecadação de materiais esportivos destinados para projetos sociais; doação de insumos não utilizados nos postos de abastecimentos para a comunidade local; Espaço Interativo de Educação Ambiental oferecido pela Terra Campos (projeto local), além de contratação e capacitação de mão de obra local.

A gestão eficiente de resíduos gerados durante o evento já atingiu um marco histórico em setembro de 2024, na SH apresenta WTR Floresta da Tijuca (RJ). A WTR foi o primeiro evento outdoor a ser Lixo Zero no Brasil e o segundo evento esportivo a bater a meta de Lixo Zero no país. Na ocasião, a taxa de desvio de aterro sanitário foi de 93,4%, resultado do compromisso da Liga com o pilar de ESG. Para ser “Lixo Zero” o evento é planejado e executado com o objetivo de minimizar, ao máximo, a geração de resíduos, desta forma, reduz, reutiliza e recicla os materiais. O intuito é enviar o mínimo possível de lixo aos aterros sanitários ou incineradores, com taxa de desvio de resíduos de pelo menos 90%.

“O intuito da AEESB, desde sua constituição, sempre foi de promover o esporte em suas diferentes dimensões, fortalecendo e amplificando suas ações nos últimos anos em diferentes modalidades. Hoje, estando à frente de uma competição desta envergadura e em um estado tão importante, demonstra que estamos no caminho certo”, destaca Andrey Souza, gestor da AEESB.

A WTR Campos do Jordão tem patrocínio da On, The North Face, Vivo, On, Heineken 0.0, Ford, Camelbak e Foxbit. Apoio Liga: Vono, Mombora, Toff, Mysafe Sport e Strava. Apoio local: Madi e Italac. Demais parceiros: Revista Trail Running (mídia) e Foco Radical (cobertura fotográfica). Realização e promoção 213 Sports, vertical de esportes da V3A, Speed Eventos Esportivos e AEESB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil. A etapa tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Programação WTR Campos do Jordão (SP)
Arena WTR: Parque Capivari (Rua Eng. Diogo José de Carvalho, 1291, Campos do Jordão)

Sábado (19/10)
7h – Largadas Trail Run Ultra 49km, Long 36km e Mid 19km
7h30 – Largada Trail Run Short 6km
8h30 às 10h – Show
10h às 11h30 – Premiação Trail Run Short 6km e Mid 19km
12h às 13h – Kids Race
13h às 14h – Show
14h às 15h – Premiação Trail Run Long 36km, Ultra 49km e DESAFIO STRAVA

Domingo (20/10)
8h – Largadas MTB Pro 51km e Light 31km*
9h30 às 11h – Show
11h às 12h – Premiação Duathlon Mid & Light e MTB Light 31km
12h às 13h – Show
13h às 14h – Premiação Duathlon Short & Pro, MTB Pro 51km e DESAFIO STRAVA
14h – Encerramento da WTR Campos do Jordão

Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.

Sobre a Speed Eventos Esportivos – A empresa surgiu em 2008, através de seus sócios Rodrigo Isaac e Francisco Serra, ambos profissionais de Educação Física que idealizaram inicialmente uma equipe de corrida com o objetivo do fomento e ensino da prática de corrida para alunos e atletas de alto rendimento. O trabalho evoluiu para o segmento corporativo onde já atenderam clientes como: Petrobras, Shell, Ipiranga, Eletrobrás, Cepel, Furnas, Club Med, Hoya, entre outras. Ao longo desses anos elaboraram e desenharam eventos esportivos personalizados e alguns proprietários. Em corrida de rua organizaram a New Balance 15K Rio, Meia Maratona de Cabo Frio, Corrida do Samba, Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama, Fun and Run, entre outras. No comando da Speed Eventos Esportivos adquiriram grande know-how técnico em diversos esportes, com especialização em corridas de rua, corridas de montanha e mountain bike. Desde 2012 trabalha na organização de eventos de Trail Run e, dois anos depois, lançaram a WTR (World Trail Run), que em 2022 se uniu a Camelbak Mountain Race em sociedade com a 213 Sports, criando assim a melhor experiência em provas de montanha, a Liga WTR (World Trail Races).

Sobre a AEESB – Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *